O Sistema CFC/CRCs (Conselho Federal de Contabilidade/Conselhos Regionais de Contabilidade) conta com o Programa do Voluntariado da Classe Contábil, que incentiva ações voluntárias por parte dos mais de 500 mil profissionais da contabilidade existentes hoje em todo o país.

Qualquer profissional registrado, em seu respectivo estado, pode se cadastrar como voluntário e contribuir para melhorias na sociedade, prestando atendimento a projetos sociais e entidades do Terceiro Setor. O programa é composto por quatro subprogramas:

Subprograma 1 – Rede Nacional de Cidadania Fiscal / Observatórios Sociais

Trata-se de uma organização criada pela sociedade civil, que promove a cidadania fiscal e trabalha pela transparência na gestão do município. Órgãos de Controle Social, entidades representativas, grupos sociais organizados, investidores sociais e membros da sociedade civil participam do Observatório como forma de impedir a corrupção e auxiliar a correta aplicação dos recursos que vêm dos impostos paulistanos. Os cidadãos podem acompanhar, de forma sistemática, organizada e preventiva, as ações da administração pública da capital e a implantação das políticas públicas. Profissionais contábeis voluntários também contribuem para os Observatórios Sociais.

Subprograma 2 – Educação Financeira

Esta ação é voltada a orientar a sociedade para questões relacionadas ao controle, planejamento e organização das finanças pessoais, buscando sensibilizá-la quanto aos riscos do endividamento pessoal e familiar, consumo consciente e uso do cartão de crédito.

Subprograma 3 – Destinação do IR devido aos Fundos da Criança, Adolescente e Idoso

Fazer a destinação significa que, ao invés de o imposto ser recolhido pelo Governo Federal, os recursos serão enviados para instituições de assistência social.  O valor destinado é devolvido ao contribuinte como aumento na restituição do imposto ou na redução do imposto a pagar.

Subprograma 4 – Ações locais de Voluntariado

Este subprograma visa a recepcionar ações de voluntariado que estejam sendo empreendidas e que não estejam enquadradas nos demais subprogramas especificados. Tem por objetivo organizar, acompanhar e mensurar as ações de voluntariado realizadas pelos profissionais da Contabilidade, submetidas à apreciação e ao cadastramento no sistema, abrangendo todo o universo de possibilidades de voluntariado, desde ações realizadas por profissionais individualmente, como ações coordenadas regionalmente.

 

Seja também um voluntário, cadastre-se aqui