Exame de Qualificação Técnica

Exames

2ª edição do EQT Perito Contábil: inscrições vão de 2 de maio a 29 de junho

Foi publicado, no Diário Oficial da União (DOU) de 25 de abril de 2018, o extrato do Edital da 2ª edição do Exame de Qualificação Técnica para Perito Contábil. O exame tem o objetivo de aferir o nível de conhecimento e a competência técnico-profissional, e sua aprovação assegura ao contador o registro no Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Os candidatos serão avaliados, de acordo com o edital, com as seguintes matérias: Legislação Profissional; Ética Profissional;  Normas Brasileiras de Contabilidade, Técnicas e Profissionais, editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, inerentes à  Legislação Processual Civil aplicada à  Língua Portuguesa e Redação; Direito Constitucional, Civil e Processual pericial e ao perito. Haverá, também, duas questões dissertativas. A prova será realizada no dia 24 de agosto.

A taxa de inscrição será de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) e pode ser efetuada no portal do CFC (www.cfc.org.br), no período entre as 9 horas do dia 2 de maio e 14 horas do dia 29 de junho de 2018. Para conhecer o edital do 2º Exame de Qualificação Técnica para Peritos Contábeis, clique aqui.

Fonte: Comunicação CFC – Fabrício Santos.

18º EQT - Auditoria 2018: inscrições de 2 de maio a 29 de junho

As inscrições deverão ser efetuadas somente no Sistema EQT disponível no portal do CFC, no período entre 9 horas do dia 2 de maio de 2018 e 14 horas do dia 29 de junho de 2018, observando o horário oficial de Brasília/DF.

Clique aqui  e acesse o Extrato do Edital publicado no Diário Oficial da União, em 28 de março de 2018.

Clique aqui para acesso aos Editais.

Contato: eqt@cfc.org.br

Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI)

Criado pela Resolução CFC n° 1.019, de 18 de fevereiro de 2005, o CNAI surgiu como resposta à exigência da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e do Banco Central do Brasil (BCB) de realização de exame de qualificação para os auditores que atuam nas áreas reguladas por esses órgãos. Posteriormente, a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) também passou a exigir a aprovação no Exame dos contadores interessados em atuar em auditorias nas instituições que regula.

A Resolução CFC nº 1.147/08 altera os itens 5.2.2 e 5.6.1 da NBC P 5 e o art. 3º da Resolução CFC nº 1.019/05, sendo que este ultimo dispõe sobre a forma automática no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).