Exame de Qualificação Técnica

Exames

18ª Exame de Qualificação Técnica: divulgação de gabaritos e análise de recursos das questões objetivas

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) publicou, no dia 13 de setembro, os gabaritos da 18ª edição do Exame de Qualificação Técnica - Auditoria após análise de recursos das questões objetivas.

As provas foram aplicadas no dia 20 de agosto, para Qualificação Técnica Geral (QTG); 21/8, Comissão de Valores Mobiliários (CVM); 22/8, Banco Central do Brasil (BCB) e 23/8, Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Acesse e confira:

18º Exame de Qualificação Técnica - Auditoria : https://goo.gl/2Pz71r

2º Exame de Qualificação Técnica – Perito Contábil: https://goo.gl/FphjjM

Reunião da Comissão

A Comissão, que reuniu-se nos dias 11 e 12 de setembro, no auditório do CFC, em Brasília (DF), analisou e julgou os recursos das questões objetivas da 18ª edição do Exame de Qualificação Técnica -  Auditoria, ocorrida em agosto.

A prova avaliou os contadores que desejam entrar para o  Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do CFC e para os profissionais que pretendem atuar em auditoria nas instituições reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), pelo Banco Central do Brasil (BCB) e sociedades supervisionadas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Integram a comissão, Antônio Carlos de Castro Palácios, Antonio de Pádua Soares Pelicarpo, Carla Bellangero, Fernando Antônio Lopes Matoso, Guy Almeida Andrade, Jorge Ivan Teles de Sousa e José Aparecido Maion.

Fonte: Comunicação CFC – Fabrício Santos.

Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI)

Criado pela Resolução CFC n° 1.019, de 18 de fevereiro de 2005, o CNAI surgiu como resposta à exigência da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e do Banco Central do Brasil (BCB) de realização de exame de qualificação para os auditores que atuam nas áreas reguladas por esses órgãos. Posteriormente, a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) também passou a exigir a aprovação no Exame dos contadores interessados em atuar em auditorias nas instituições que regula.

A Resolução CFC nº 1.147/08 altera os itens 5.2.2 e 5.6.1 da NBC P 5 e o art. 3º da Resolução CFC nº 1.019/05, sendo que este ultimo dispõe sobre a forma automática no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).