Exame de Qualificação Técnica

Exames

Publicado o resultado do 17º Exame de Qualificação Técnica – Auditoria

A lista de aprovados no 17º Exame de Qualificação Técnica (EQT) foi publicada no dia 16 de outubro de 2017, no Diário Oficial da União (DOU) - seção 3, página 97 a 99.

Nesta edição do EQT, um total de 2.176 profissionais se submeteu ao Exame, cujas provas foram aplicadas nos dias 21, 22, 23 e 24 de agosto.

A aprovação no EQT possibilita o registro no Cadastro Nacional de Auditores (CNAI) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), para atuação como auditor independente em instituições reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), pelo Banco Central do Brasil e pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).

Os números de aprovados nas quatro provas do 17º EQT foram: Qualificação Técnica Geral (QTG) – 370 contadores aprovados; Banco Central do Brasil (BCB) – 31; Superintendência de Seguros Privados (Susep) – 32 e Comissão de Valores Mobiliários (CVM) – 232 aprovados.

Os candidatos podem entrar com recurso contra o resultado das questões dissertativas a partir do dia 17 de outubro de 2017. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail eqt@cfc.org.br.

Para conferir o resultado, clique aqui.

Fonte: Comunicação CFC.

Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI)

Criado pela Resolução CFC n° 1.019, de 18 de fevereiro de 2005, o CNAI surgiu como resposta à exigência da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e do Banco Central do Brasil (BCB) de realização de exame de qualificação para os auditores que atuam nas áreas reguladas por esses órgãos. Posteriormente, a Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) também passou a exigir a aprovação no Exame dos contadores interessados em atuar em auditorias nas instituições que regula.

A Resolução CFC nº 1.147/08 altera os itens 5.2.2 e 5.6.1 da NBC P 5 e o art. 3º da Resolução CFC nº 1.019/05, sendo que este ultimo dispõe sobre a forma automática no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC).