Parte do Imposto de Renda pode ser Revertida para Fundos da Criança e do Adolescente

Destinação Solidária

O CRCSP incentiva a destinação de parte do Imposto de Renda para os Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (Fumcad). No ano de entrega da declaração, os contribuintes pessoas físicas podem destinar até 3% do imposto devido e contribuir com diversos programas de assistência social.

Por meio da Comissão de Projetos Sociais, o CRCSP preparou um passo a passo para auxiliar nessa destinação.

1. No programa da Receita Federal, acesse a aba “Resumo da Declaração”, selecione “Doações Diretamente na Declaração – Estatuto da Criança e do Adolescente” e clique em “Novo”.

2. Clique na opção Estado e Município e faça sua escolha.

3. Verifique o “Valor Disponível para Destinação” e copie o número para o campo “Valor” acima. Clique em “Ok”.

4. Após registrar a destinação, vá para a aba “Imprimir”, selecione “Darf – Doações Diretamente na Declaração – Estatuto da Criança e do Adolescente”. Clique duas vezes no item que aparecer na tela, imprima a Darf e efetue o pagamento antes do final de abril.

“A destinação solidária é uma das iniciativas mais importantes para contribuir com a continuidade do trabalho realizado pelas instituições e para a melhora da qualidade de vida da população", afirma o coordenador da Comissão de Projetos Sociais do CRCSP, Adriano Gilioli.

O incentivo à destinação é um dos projetos do Programa do Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), que reúne profissionais da contabilidade engajados em ações em prol da sociedade. Para saber mais, acesse o site da Comissão de Projetos Sociais: http://comissoes.crcsp.org.br/social.

“Ao orientarem seus clientes sobre essa destinação, os profissionais da contabilidade fazem a diferença na vida de milhares de crianças e adolescentes”, ressalta o presidente do CRCSP, Gildo Freire de Araújo.