Novembro Azul

CRCSP participa do Novembro Azul e divulga prevenção ao câncer de próstata

Novembro Azul

Por considerar a prevenção fundamental, o CRCSP aderiu, mais uma vez, à Campanha Novembro Azul, que simboliza ações de conscientização sobre o câncer de próstata.

O mês é marcado ainda pelo Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, em 17 de novembro. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), estima-se que em 2017, 61 mil novos casos de câncer de próstata sejam descobertos. Trata-se do segundo câncer mais comum entre homens, atrás apenas do câncer de pele não-melanoma.

Os exames preventivos são importantes, pois muitos pacientes não apresentam qualquer sintoma na fase inicial da doença. Os sintomas que podem surgir, como dor óssea, problemas urinários, infecção generalizada ou insuficiência renal, caracterizam a fase avançada da doença.

A incidência do câncer de próstata e a mortalidade aumentam de maneira significativa após os 50 anos; histórico familiar, como pai ou irmão que apresentaram o diagnóstico antes dos 60 anos, pode aumentar de três a dez vezes o risco.

Para prevenção, os médicos recomendam a adoção de hábitos saudáveis: dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, e com menos gordura, principalmente as de origem animal, e a prática de atividades físicas.