Balanço Socioambiental

Publicações

Apresentamos aos profissionais da contabilidade e à sociedade uma pequena amostra das ações que desenvolvemos no Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo em 2017. Nosso empenho pela boa governança do maior Conselho de Contabilidade do país está evidenciado neste Balanço Socioambiental CRCSP 2017.

Mostramos, com muita transparência, as principais realizações de 2017, reafirmando que nosso compromisso maior é trabalhar sempre a favor do profissional da contabilidade e para que a ciência contábil seja cada vez mais reconhecida como uma das profissões mais importantes do mundo.

Os desafios não são poucos, mas o compromisso que temos com a classe contábil nos fortalece em busca da valorização de uma das profissões mais demandadas na atualidade. Desafios são vencidos com muita força de vontade e a união dos esforços daqueles que têm os mesmos objetivos.

Contemplamos com muita transparência, neste compêndio, os principais fatos que marcaram a gestão nesse ano, ratificando, sobremodo, o nosso primordial compromisso de sair na busca de soluções promissoras e eficazes, com o objetivo de ver a Contabilidade como uma das profissões mais reconhecidas.

É hora de agradecer a todos que tornam o CRCSP um órgão de reconhecida grandiosidade. Nossos delegados, nossos conselheiros, parceiros e funcionários são fundamentais na construção das ações que divulgamos nesta edição do Balanço.

Mantemos o firme propósito de continuarmos cumprindo nosso dever social, trazendo para o público este Balanço Socioambiental CRCSP 2017, uma ferramenta de responsabilidade e transparência que esperamos que seja lido com a atenção e o carinho que devotamos aos profissionais da contabilidade do Estado de São Paulo.

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) divulga anualmente seu Balanço Socioambiental. Nesta publicação, apresentamos o material de 2016, com as atividades realizadas com cunho social e ambiental.

Com o objetivo de registrar, fiscalizar e oferecer atividades de Educação Profissional Continuada aos profissionais da contabilidade do Estado de São Paulo, o CRCSP também realiza, como uma de suas mais gratas funções, ações sociais dirigidas à classe contábil e à sociedade.

Com este Balanço queremos que os profissionais e empresários da contabilidade tomem conhecimento dos dados do que foi feito ao longo de 2016. Com transparência e assertividade, relatamos os elementos referentes às nossas realizações.

O CRCSP incentiva o respeito à ética e à divulgação transparente de informações. E acredita que, ao difundir suas ações neste tipo de publicação, mostra sua real intenção de se alinhar às melhores práticas de gestão.

Na gestão 2016-2017, em que presidimos o CRCSP, nosso lema "Transparência e Responsabilidade Social com Excelência" foi embutido em cada ação que realizamos em prol dos profissionais contábeis paulistas.

Esperamos que esta publicação, além de divulgar o que praticamos em 2016, possa inspirar melhorias e novas práticas na nossa missão como Conselho Regional de Contabilidade, entidade atuante que trabalha inspirada nos profissionais da contabilidade e na sociedade.

Todos os anos, o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) publica o Balanço Socioambiental, em obediência às Normas Brasileiras de Contabilidade do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) para essa modalidade de relatório.

O Balanço Socioambiental 2015 CRCSP é dividido em capítulos, que mostram, de forma resumida, as atividades, ações e o trabalho desenvolvidos pelo Conselho e desempenhado por conselheiros, delegados e funcionários do CRCSP.

O primeiro capítulo, chamado de "Gestão Institucional", apresenta a estrutura institucional, a história, a missão, a visão e os valores da entidade, além de elencar os serviços oferecidos pelo CRCSP, como a ouvidoria, as comissões que auxiliam na sua gestão e as condecorações em reconhecimento ao trabalho desempenhado por profissionais, docentes e estudantes da área contábil.

O segundo capítulo deste Balanço é o "Gestão de Pessoas", dedicado a mostrar o que o CRCSP faz em prol dos seus funcionários. Um retrato sobre o número de colaboradores, sua escolaridade, os benefícios e uma pesquisa de satisfação que dá voz e mede o nível de satisfação de quem trabalha no Conselho.

"Gestão de Registro, Fiscalização e Educação Continuada" é o capítulo que enumera o balanço anual desenvolvido pelos departamentos de Registro e Fiscalização e pela Gerência de Desenvolvimento Profissional, todos direcionados a oferecer os melhores serviços aos profissionais da contabilidade do Estado de São Paulo.

"Balanço Socioambiental em Dados" fecha com chave de ouro a publicação e vem com os números da Demonstração do Valor Adicionado (DVA), os Indicadores do Resultado Operacional e Social, os Indicadores dos Benefícios Sociais à Comunidade, o Planejamento Social 2016 e as Notas Explicativas do Balanço Socioambiental 2015.

O Balanço Sociambiental CRCSP 2014 tem como pano de fundo um elemento essencial à vida: a água. Fonte de preocupação em nivel mundial, a àgua começa a ser valorizada em nosso país depois de seguidas crises de abastecimento.

O elemento água está presente nesta edição, que mostra o que o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) fez em 2014 pelo aumento das ações sociais e pelo meio ambiente. A publicação seguiu as Normas Brasileiras de Contabilidade, emanadas pelo Conselho Federal da Contabilidade(CFC) para este tipo de relatório.

Este Balanço evidencia os principios e valores desta entidade por meio dos dados apresentados pelos departamentos, gerências e diretoria que implementan o trabalho e a organização do CRCSP.

A missão, as ações e os compromissos do CRCSP com os funcionários, a comunidade contábil e a sociedade é o cumprimento da função social que o Conselho, o órgão que regulamenta o profissão contábil, torna pública com esta edição.

O Balanço traz os tópicos de cada trabalho desenvolvido, dividido por capítulos para que sua leitura e visualização fiquem mais claras e acessíveis ao público a que é dirigido.

O capítulo inicial mostra a "Gestão Institucional" do Conselho: sua estructura organizacional, seus princípios, trabalhos e eventos realizados pelo CRCSP ao longo de 2014.

"Gestão de Pessoas", titulo do capítulo a seguir, apresenta a politica de relações humanas desenvolvida pelo CRCSP junto aos seus funcionários: quantos são, escolaridade, benefícios e uma importante pesquisa que mede o nivel de satisfação de quem trabalha nesta autarquia.

Nos capítulos seguintes são expostos a "Gestão de Registro", a "Gestão de Educação Profissional Continuada", a "Gestão de Responsabilidade Socioambiental" e a "Fiscalização 2014".

Para encerrar, o capítulo denominado "Balanço Socioambiental em Dados" apresenta os números da Demostração do Valor Adicionado(DVA), os indicadores do Resultado Operacional e Social, os Indicadores dos Beneficios Sociais à Comunidade, o Planejamiento Social 2015 e as Notas Explicativas do Balanço Sociambiental 2014.

O compromisso com os Profissionais da Contabilidade, funcionários e a sociedade está em todas as ações socioambientais relatadas neste Balanço Socioambiental CRCSP 2013.

Esta publicação é a prestação de contas das ações feitas na busca pela qualidade de vida que ações socioambientais levam a todos os cidadãos. Na realização desta publicação foram seguidas as Normas Brasileiras de Contabilidade.

A divisão em capítulos foi feita em função dos assuntos abordados: Gestão Institucional; Gestão de Pessoas; Gestão de Registro, Fiscalização e Educação Continuada; Gestão Socioambiental e Balanço Socioambiental em Dados.

O primeiro capítulo – Gestão Institucional – apresenta o CRCSP para o leitor, os objetivos, a missão, a organização e as atividades institucionais que foram realizadas ao longo do ano em nome da entidade.

Um perfil completo e uma pesquisa organizacional sobre os funcionários estão no capítulo sobre Gestão de Pessoas, assim como estão enumerados os benefícios oferecidos.

Registro, Fiscalização e Educação Continuada mostra todas as ações que o CRCSP desenvolve nas atividades fins da profissão e o trabalho empreendido pela atualização do conhecimento do profissional contábil.

Sustentabilidade, respeito ao meio ambiente e ações que propiciam melhor qualidade de vida estão entre os objetivos do plano administrativo do Conselho, relatados no capítulo destinado à Gestão Socioambiental.

A parte contábil das ações do CRCSP está evidenciada em demonstrativos econômico-financeiros inseridos no último capítulo da publicação: o Balanço Socioambiental em Dados.

A publicação do Balanço Socioambiental CRCSP 2012 atende determinação do CFC (Conselho Federal de Contabilidade), de acordo com a NBC T 3.7 e da NBC T 15, e tem como objetivo a apresentação das políticas sociais e de preservação do meio ambiente do Conselho.

A exposição à sociedade das ações socioambientais do CRCSP obedece aos princípios da transparência e clareza, que norteiam a gestão dos conselheiros, delegados e colaboradores desta entidade.

O Balanço mostrará as realizações institucionais do CRCSP, sua política de pessoas, a gestão das prerrogativas de Registro, Fiscalização e Educação Continuada, a gestão de responsabilidade socioambiental e o balanço socioambiental em dados.

"Ação social é aquela que é orientada ao outro." Esta frase, do sociólogo alemão Max Weber, define perfeitamente o espírito das ações sociais empreendidas pelo CRCSP e relatadas neste Balanço Socioambiental 2011.

O objetivo desta publicação anual é mostrar as atividades sociais e ambientais empreendidas por este órgão ao seu público alvo, os Profissionais da Contabilidade, aos seus colaboradores e à sociedade.

Desta forma, ao vir a público apresentar estas informações atendemos a determinação do CFC (Conselho Federal de Contabilidade) em relação às NBC T 3.7 e NBC T 15, para apresentar as políticas sociais e de preservação do meio ambiente do Conselho.

Quando elaboramos este demonstrativo damos vida às práticas de responsabilidade social e ambiental e renovamos nossa missão de trabalhar, tendo como propósito melhorar a cada dia.

Cumprimos o escopo do CRCSP – registrar, fiscalizar e proporcionar educação continuada aos Profissionais da Contabilidade – com responsabilidade social e transparência, construindo sólidos vínculos com a sociedade.

Uma ferramenta que nos possibilita buscar a melhoria de nossas ações, este Balanço Socioambiental, além de apresentar à sociedade nossas ações em 2011, vai nos indicar onde mais devemos investir em 2012 para ampliar nossos deveres sociais.

LUIZ FERNANDO NÓBREGA
Presidente (Gestão 2012-2013)

Nenhum trabalho é feito sem que haja um compromisso a cumprir. O CRCSP e sua equipe – conselheiros, delegados e colaboradores – todos temos uma missão e realizá-la significa cumprir o sublime papel social delegado a nós, cidadãos.

Este Balanço Social CRCSP 2010 tem como objetivo apresentar à sociedade um resumo das tarefas efetuadas pelo Conselho no ano passado. Tendo sempre como meta o engrandecimento da Contabilidade, dos profissionais e do País a que pertencemos, apresentamos o resultado do nosso trabalho.

Nosso plano de ação está voltado para as tarefas inerentes a este Conselho de Contabilidade – de registrar, fiscalizar e contribuir para o desenvolvimento profissional dos profissionais contábeis, mas sempre permeado do pleito maior, de contribuir para o enobrecimento do ser humano.

O CRCSP não se contenta em apenas cumprir seus compromissos básicos. Pequenas ações – como o não desperdício de água, a separação do lixo ou a doação de alimentos – já fazem parte do cotidiano do Conselho e a sua divulgação é nosso dever.

Se queremos passar para um estágio humano mais avançado, se almejamos para o nosso País um presente brilhante e para os nossos descendentes uma vida mais justa, então estamos no caminho certo. No caminho que nos leva a praticar, cada vez mais, ações de responsabilidade social.

DOMINGOS ORESTES CHIOMENTO
Presidente (Gestão 2010-2011)

O Balanço Social CRCSP do exercício de 2009 traz informações sobre as atividades desenvolvidas pela entidade e que contribuíram para a melhoria do meio ambiente e da sociedade.

A publicação de um Balanço Social é mais do que apenas a distribuição de um documento com registros sobre as ações implementadas. É, efetivamente, um meio de mostrar que pequenos gestos podem ter grandes resultados, contribuindo para um mundo melhor.

Como entidade, o Conselho tem a chance de pôr em prática algumas ações diferenciadas, mas nada seria possível se não houvessem pessoas trabalhando para transformar ideias em realidade.

Por isso, os investimentos mais importantes são aqueles feitos para propiciar o desenvolvimento de pessoas. Cada uma delas pode tornar-se um multiplicador e transmitir a outros os conhecimentos apreendidos e, assim, sucessivamente.

O CRCSP incentiva seus conselheiros, delegados, colaboradores e funcionários a tomarem atitudes que promovam um mundo socialmente mais justo e a respeitarem o meio ambiente. Do mesmo modo, encoraja os Contabilistas a seguirem o mesmo caminho.

Mas como falar não basta, o Conselho também busca fazer a sua parte no desenvolvimento de ações sociais e ambientais.

O Balanço Social do CRCSP segue a NBC T 15 – Informações de Natureza Social e Ambiental e está de acordo com a metodologia do Sistema CFC/CRCs.

Mais do que informar sobre o que está sendo feito, esperamos que este Balanço contribua para despertar nos leitores o real interesse em colaborar para um mundo melhor e uma sociedade mais justa. As gerações futuras agradecem.

SERGIO PRADO DE MELLO
Presidente (Gestão 2008-2009)