Faltam menos de 15 dias para a Convenção Regional dos Profissionais, Empresários e Estudantes da área contábil
em Ribeirão Preto.
O evento, que tem o apoio do Sindicato dos Contabilistas de Ribeirão Preto e Região (Sicorp), do Sescon-Regional Ribeirão Preto e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Ribeirão Preto e Região (Aescon-RP), deve reunir centenas de profissionais para discutir os temas mais importantes da atualidade no mundo contábil.
Quem nos conta como está a organização e o que os participantes podem esperar das palestras é o delegado regional do CRCSP em Ribeirão Preto, Walter Assis da Cunha. Ele ressalta que uma comissão está empenhada para o sucesso do evento.
Como estão os últimos preparativos para o evento?
São os últimos mesmo. Este evento está sendo preparado há vários meses, devido à sua importância para os profissionais aqui da região e também de Bauru, Marília e Araraquara. Os temas foram escolhidos de acordo com a necessidade do público, bem como os palestrantes, que são de renome nacional. Foi preciso muito planejamento e conhecimento da realidade da classe contábil local para que estivesse tudo pronto e, principalmente, alinhado aos nossos desafios do dia a dia.
De que forma as entidades contábeis da região estão apoiando a realização da Convenção? Quais são as entidade envolvidas?
As entidades contábeis são fundamentais para que o evento seja um sucesso. Atuam na captação de patrocinadores, selecionam as equipes de trabalho, orientam os profissionais que já se inscreveram e que têm interesse em participar. As entidades envolvidas são Associação das Empresas de Serviços Contábeis de Ribeirão Preto e Região (Aescon), Sescon-SP – Ribeirão Preto e Sindicato dos Contabilistas de Ribeirão Preto e Região (Sicorp).
Quais são os temas e qual a importância deles nos dias atuais?
Cada assunto traz em sua essência o que há de mais recente. O objetivo é alertar o profissional para pontos de mudanças recentes ou pontos polêmicos. Será um momento oportuno para troca de conhecimento e debate. Com isso, os profissionais poderão realizar o seu trabalho com tranquilidade e segurança. Isso gera a confiança dos clientes que sabem que podem contar com profissionais capacitados. Os temas são:
- Fórum Educação Profissional Continuada "Novos Profissionais" que Devem Cumprir a Norma em 2016
- Novo Relatório do Auditor Independente
- Terceiro Setor (Novo Marco Regulatório e Escrituração com Base na ITG 2002)
- Escrituração Contábil Fiscal: Pontos de Atenção com Base nas Últimas Alterações Tributárias
- Notas Explicativas: Foco na Informação "Modelos e Referências"
- A Importância da Oratória e da Comunicação para o Profissional da Contabilidade
- Prevenção de Fraudes, Compliance como Gestão Estratégica
- Cadastro Nacional de Peritos: Mercado de Trabalho para o Profissional da Contabilidade
- Ética Empresarial: Implantação de Políticas Corporativas no Atual Cenário.
Quais são as maiores necessidade e desafios dos profissionais da região hoje?
Além da atualização, que é uma necessidade constante, vejo como um desafio a evolução tecnológica em todos os tipos de empresa. É preciso fazer essa transição para sobreviver no mercado. Existe ainda a necessidade de um amadurecimento dos profissionais quanto à ética e à maneira correta de conduzir seus negócios, de acordo com a legislação da profissão contábil. Isso é fundamental para não correr riscos, não ter prejuízos e não prejudicar os clientes. Um ato irregular gera uma reação em cadeia.
Que benefícios a realização de um evento como este traz para a Ribeirão Preto e as cidades vizinhas?
O evento gera visibilidade para a profissão contábil perante a sociedade. Além dos profissionais contábeis, estudantes da área e empresários, que são o nosso público- alvo, todas as pessoas tomam conhecimento de que o município irá sediar um grande evento para tratar de temas sobre Contabilidade. Temas estes que, aliás, acabam impactando na vida de todas as comunidades. As empresas precisam de um profissional da contabilidade, a cidade precisa se desenvolver, ou seja, uma Contabilidade feita com ética e responsabilidade beneficia a todos, direta ou indiretamente.
Quais são os outros municípios que serão alcançados pela Convenção?
Como o evento têm status de uma Convenção Estadual, estão envolvidas na organização, as delegacias regionais do CRCSP em Araraquara, Bauru e Marília, além de Ribeirão Preto. Todas devem incentivar que os profissionais das suas regiões participem. Somente a delegacia regional de Ribeirão Preto abrange cem cidades em sua jurisdição.
Algumas atividades são pontuadas no programa de Educação Profissional Continuada. Porque isto é importante?
O CFC, por meio da NBC PG 12, exige que alguns profissionais contábeis cumpram o Programa de Educação Continuada (PEPC). Eles devem atingir, pelo menos, 40 pontos por ano, por meio da participação em cursos, palestras, seminários, convenções e treinamentos internos. Ao ter atividades pontuadas, a Convenção do CRCSP em Ribeirão Preto possibilita que os profissionais da região pontuem, aprendam e cumpram a legislação. É uma forma de atingir a pontuação de maneira mais rápida e de pontuar sem precisar realizar atividades em outras cidades. O grande resultado é o aprimoramento da qualidade dos serviços prestados por quem se atualiza. O profissional poderá somar até dez pontos.
Os estudantes podem participar após realizarem o cadastro no portal do CRCSP. Existem muitos estudantes na região? Quais são as instituições de ensino que oferecem o curso de contábeis?
Sim. Somente na cidade de Ribeirão Preto, temos sete universidades e todas estão sendo convidadas: Estácio Uniseb, Unip, Reges, Uniesp, Moura Lacerda, Anhanguera e FEA-USP.
O local do evento é estratégico para pessoas de todas as cidades?
Sim. O evento será realizado em uma avenida de fácil acesso para quem vem das demais regiões, de São Paulo e de Minas. Isso facilitará a chegada dos participantes.
Deixe um recado convidando os profissionais para participarem
Nossa convenção é inovadora em sua formatação. Serão dois dias de muito aprendizado e também de interação, momentos de descontração e de reencontro com os amigos. Ribeirão Preto é uma cidade acolhedora e com muitos atrativos. É um evento que está sendo feito com muito carinho e acredito que será um sucesso. Convidamos a todos para virem para nossa Convenção. Sejam todos bem vindos a Ribeirão Preto!
|