Twitter Facebook
14 de julho de 2016 - Ano 08 - Nš 386
Carreira
 

Dicas de como liderar profissionais das gerações X, Y e Z
É fundamental entender e saber lidar com a diversidade de perfis entre os colaboradores de uma empresa


Com a presença de diferentes gerações – muito distintas entre si -, o mercado de trabalho vive uma situação interessante: as gerações precisam conviver de maneira harmônica e produtiva para os negócios. Sejam profissionais com muita ou pouca experiência no mercado, a realidade é que é fundamental entender e saber lidar com a diversidade de perfis entre os colaboradores de uma empresa. Se você for líder de uma equipe heterogênea, os desafios são maiores, mas os resultados podem ser melhores ainda. O objetivo é que você possa extrair e aproveitar o melhor de cada um, imaginando os traços de cada geração e a relação deles com o ambiente de trabalho.

Nascidos entre 1946 e 1964, os baby boomers já se preparam para a aposentadoria e dão espaço para os membros da geração X assumirem cargos de direção e presidência. Ambas as gerações, por terem vivido períodos de dificuldade econômica em guerras e crises mundiais, buscam mais estabilidade e segurança. Já a famosa geração Y, que começa a assumir cargos de liderança, é mais instável, buscando empresas que compartilhem seus valores e um ambiente de trabalho mais informal, características semelhantes às da geração Z.

Entender esses e outros detalhes facilita muito a administração de uma equipe com muitas gerações. Ainda que desafiadora, a tarefa de gerenciar quatro gerações pode render ótimos resultados e excelentes relações de trabalho. Confira, a seguir, as dicas que listamos para que você e sua equipe heterogênea sejam bem-sucedidos.

Procure realmente conhecer as pessoas
Ao lidar com uma equipe composta por várias gerações é importante, primeiramente, conhecer as características de cada uma. Depois, é necessário conhecer melhor as pessoas individualmente, lançando um olhar mais profundo nas características de cada um. Entenda o que motiva e desafia seus colaboradores e trabalhe essas características de maneira inteligente. Exemplo: um funcionário pode se satisfazer com benefícios financeiros, ao passo que outro dá mais valor à qualidade de vida ou a horários flexíveis.

Avalie a melhor forma de se comunicar
Ajustar os canais de comunicação com cada geração de colaborador evita problemas e garante o perfeito entendimento de todos. A geração X, por exemplo, usa muito o e-mail para se comunicar, ao passo que a Y utiliza mais os meios de comunicação instantâneos, tais como o WhatsApp. A geração Z, criada diante de inúmeros recursos tecnológicos, já adota o Snapchat e o Facebook Messenger.

Diante de tamanha diversidade, é importante criar uma linguagem única e um processo de comunicação que atenda a todos. Não é fácil, mas isso rende melhores resultados, sem dúvida.

Explore o melhor de cada um
As gerações mais antigas costumam ser melhores em ensinar e liderar. As mais jovens, no entanto, são ótimas na execução. Em uma equipe, é fundamental selecionar o mais forte de cada um e organizar tarefas de forma a otimizar processos, aumentar o aprendizado, minimizar erros e entregar ótimos resultados em menos tempo. Diversifique papéis dentro da equipe e veja como os resultados podem ser surpreendentes!

Conhecer melhor, compreender e ter flexibilidade para lidar com variados perfis e capacidades é a chave para o sucesso de um líder que precisa administrar um time composto por diversas gerações. Mais do que nunca, nessa situação, você precisará exercitar seu poder de compreensão para captar o que cada um tem de melhor. Experimente fazer esse exercício e extraia o máximo de sua equipe!

Fonte: www.finançasfemininas.com.br

 
Sage - IOB   Contmatic