Como teve início o relacionamento do CRCSP e demais entidade contábeis com a Secretaria de Finanças da Prefeitura de Osasco?
As entidades contábeis de Osasco sempre tiveram um bom relacionamento com a Prefeitura Municipal, via Secretaria de Finanças. Com a chegada do novo secretário, Pedro Sotero de Albuquerque, esta parceria se intensificou e já temos bons frutos que irão melhorar a rotina dos contadores no nosso município e também dos contribuintes.
Que entidades estão envolvidas nessa busca por melhorias?
Nós, do CRCSP, por meio da delegacia regional de Osasco, o Sescon-SP – Regional Osasco e o Sindcont-SP. Contamos também com o apoio de lideranças contábeis do município, como o profissional da contabilidade e ex-conselheiro do CRCSP Amir Gomes dos Santos e o ex-diretor do Sescon-Regional Osasco Valdeir Ferreira de Resende.
Qual o objetivo dessa aproximação com autoridades do órgão público?
Queremos, principalmente, promover melhorias no dia a dia dos empreendedores de Osasco e da região, por meio da simplificação de processos e desburocratização de rotinas. Mudanças que contribuem diretamente para o sucesso das atividades dos contadores. O importante é que tanto as entidades quanto a Secretaria entendem essa necessidade para a melhora geral da economia na cidade, o que resulta em ações e no alcance de resultados mais rápidos.
Quais foram as reivindicações das entidades?
A primeira e mais imediata delas foi a simplificação dos processos de abertura e legalização das empresas no município. Também foi proposta a ampliação dos serviços online e já estamos conversando para que possam ser implementadas mudanças no Código Tributário Municipal. Isso só pode ser retomado e decidido após o período eleitoral.
Que benefícios já foram alcançados?
A simplificação dos processos de abertura e obtenção da inscrição municipal já é uma realidade. Também foi disponibilizada no site da Secretaria de Finanças uma série de serviços que podem ser acessados eletronicamente. Uma das novidades mais promissoras em termos de modernidade e tecnologia foi o lançamento de um aplicativo para dispositivos móveis que permite a emissão de notas fiscais eletrônicas. Isso facilita a vida dos contribuintes e profissionais da contabilidade.
O CRCSP possui um convênio com diversas prefeituras que permite que o órgão consulte a situação do registro do profissional da contabilidade, garantindo à sociedade segurançae excelência no trabalho contábil. Já existe essa parceria em Osasco?
Essa aproximação do CRCSP com a Prefeitura permitiu que retomássemos o assunto para a formalização do convênio. Estamos confiantes de que o processo será concluído nos próximos meses.
Qual o objetivo do convênio?
O convênio beneficia o profissional da contabilidade habilitado e todos os usuários dos serviços contábeis, contribuindo para que o trabalho de contabilidade seja executado somente por profissionais devidamente habilitados e registrados, conforme exigido por lei. Na prática, o acordo permite que a Prefeitura consulte a situação do registro do profissional da contabilidade sempre que ele der entrada em documentações ou fizer solicitações para prestar serviços, seja para pessoa física, seja para jurídica. A consulta é feita on-line e garante à sociedade mais segurança e excelência nos trabalhos executados pelos profissionais da área contábil.
Quais os grandes desafios na carreira desses profissionais atualmente?
Além da adoção plena das Normas Internacionais de Contabilidade, entendo que outro aspecto importantíssimo é manter-se atualizado, não só do ponto de vista contábil, mas também sobre as regras fiscais e tributárias.
Osasco possui quantos profissionais registrados?
São 2.658 entre técnicos e contadores.
De que outras formas o CRCSP, por meio de sua delegacia regional, espera contribuir para o sucesso da classe contábil no município?
Uma das principais ações é a realização de atividades de Educação Profissional Continuada para atender a necessidade de atualização constante. Com aquisição do conhecimento, os profissionais podem realizar seu trabalho com segurança e tranquilidade.
|