Twitter Facebook
18 de agosto de 2016 - Ano 08 - Nš 391
Opinião
 

A concorrência desleal no interior do estado
Delegado do CRCSP em Garça dá a sua opinião sobre o assunto e alerta os profissionais da sua região sobre os riscos das práticas ilegais


Desde o início de 2016, a equipe de Fiscalização do CRCSP viaja pelo interior do Estado de São Paulo realizando palestras com os responsáveis técnicos das organizações contábeis.

O tema do encontro é "Fiscalização Preventiva" e faz parte da campanha promovida pelo Conselho sobre "Combate à Concorrência Desleal" , que tem como objetivo reconhecer o profissional da contabilidade que atua de forma ética e responsável e proteger a sociedade usuária dos serviços contábeis.

No CRCSP Online desta semana, o delegado que representa a entidade na cidade de Garça, Luiz Gustavo Aranha Conessa, conta o que entende por concorrência desleal e de que forma trabalha na conscientização de empresários e profissionais da sua região sobre os riscos das práticas ilegais na contabilidade.

Desde o início do ano, o CRCSP realiza em todo o Estado de São Paulo uma campanha contra a concorrência desleal na área contábil. Qual a sua opinião sobre essa iniciativa?
A concorrência desleal é um assunto que deve ser analisado com muita cautela por todos que atuam na área. Devemos fazer uma autoavaliação, inclusive, dentro do nosso próprio escritório com o intuito de identificar se estamos tendo alguma atitude que é considerada concorrência desleal. Esse é o objetivo dessa campanha muito séria e oportuna que está sendo realizada pelo CRCSP e que deve inibir esse tipo de ação.

Como avalia a concorrência desleal na sua região?
Por mais que este assunto venha sendo abordado com frequência, alguns profissionais ainda abordam clientes de outros escritórios. Essa é a prática mais comum. Eles vendem a ideia de que conseguem oferecer os mesmos serviços que o cliente já possui por um valor menor ao que ele paga. E enganam ao dizer que a qualidade será a mesma.

Além dessa abordagem, que outras práticas desleais acontecem?
Falta de registro da organização no CRCSP; prática do exercício da contabilidade por profissional não capacitado (sem registro e até mesmo sem formação); descumprimento do Código de Ética Profissional do Contador; incapacidade técnica e incentivo à prática da atividade contábil realizada por profissionais não habilitados. Como explica a equipe de Fiscalização do Conselho, concorrência desleal é prestar um serviço não qualificado, por um preço não adequado. 

De que forma você, como delegado do CRCSP, contribui para a conscientização dos profissionais sobre os riscos da concorrência desleal?
Nós, da delegacia do CRCSP em Garça, tentamos conscientizar, não apenas os profissionais contábeis sobre os riscos, mas também os empresários da região que contratam esses serviços. Reforçamos que algumas práticas são perigosas e prejudiciais para a carreira e a organização do contador e para os negócios do cliente. Também fazemos a interface entre o CRCSP e os profissionais da região, repassando para os colegas informações sobre eventos, atividades de desenvolvimento profissional e sobre as palestras de fiscalização preventiva que estão percorrendo o Estado de São Paulo. Tudo para deixar os profissionais informados sobre as ações e a preocupação da entidade com a concorrência desleal.

Que orientações são oferecidas aos empresários?
Reforçamos que, antes da contratação, os empresários devem conhecer a organização contábil pessoalmente, bem como os seus responsáveis. Essa aproximação é fundamental para que o empresário tenha a garantia de que os serviços serão prestados por profissionais da contabilidade éticos, de boa índole e com responsabilidade. Também é preciso verificar se a organização é registrada no CRCSP.

 
Sage - IOB   Contmatic