Twitter Facebook
3 de novembro de 2016 - Ano 08 - Nš 402
Carreira
 

Cinco bons motivos para fazer uma pós-graduação
Além de se especializar, você pode "abrir o leque" de conhecimentos ou até mesmo mudar o ramo de atuação totalmente


Conhecimento é a chave? Nem sempre… Claro que a busca pelo conhecimento move boa parte dos estudantes que procuram uma especialização, mas diria que este motivo não passa de 30% do real motivo de se fazer uma pós. Então, por que fazer?

Motivo 1: O título de especialista. Sim, você não será mais um bacharel ou graduado, mas sim um profissional especialista em determinado assunto. Irá agregar conhecimento e um certificado (ou mais de um) muito importante para sua profissão. Lembre que um curso de graduação é um curso generalista que prepara sim o profissional para a carreira, mas não se aprofunda em nenhuma área de conhecimento como o mercado gostaria que fosse aprofundado. Ou você saiu da graduação confiante que estava preparado para 'matar um leão' por dia em uma organização?

Motivo 2: Atualizar o currículo. Exatamente. Se você está formado há um tempo e não corre atrás de educação continuada, pode ser taxado de acomodado ou desinteressado. Um curso de especialização vai deixar seu portfolio de cursos mais atual e mais focado com a realidade de sua atuação profissional. Faz mais de cinco anos que não estuda? Está na hora de procurar algo.

Motivo 3: Boas práticas. Um curso de especialização deve dar ênfase na prática, coisa que não acontecia na graduação (normalmente). Aprender fazendo é a melhor maneira de aprender. Praticar o que se viu na teoria reforça o conhecimento! Discussões na sala de aula, projetos de intervenção e aulas com profissionais de ponta atuantes no mercado podem ser um diferencial interessante a buscar em um curso de especialização.

Motivo 4: Networking. Saia do Facebook e vá para o Linkedin! Melhor que isto: conheça as pessoas reais! Ampliar a rede de contatos de maneira real com pessoas que têm a mesma afinidade/área de atuação são a grande motivação para se realizar um curso de especialização. Conhecer pessoas que estão no mercado com níveis diferentes de experiência, que trabalham em diferentes ramos e organizações diversas, podendo inclusive ajudar em uma recolocação profissional.

Motivo 5: Mudança de caminho na profissão. Sim, além de se especializar em sua área de atuação, é muito comum 'abrir o leque' de conhecimentos, assim como mudar o ramo de atuação totalmente. É possível mirar uma nova profissão, acompanhando as tendências de mercado ou mesmo um gosto pessoal há tempos colocado de lado em função de outras prioridades. Você acha que nasci pensando em ser professor? Por fim, se for fazer um investimento, faça em estudo e em viagens. Experiências vividas jamais serão retiradas e nunca, nunca mesmo, desvalorizam.

Fonte: Administradores.com - Evandro Minato - Coordenador de diversos cursos de pós-graduação.

 
Sage Contmatic Contmatic