Twitter Facebook
5 de janeiro de 2017 - Ano 08 - Nš 410
CRCSP Notícias
 

Quem serão os melhores alunos de 2016?
CRCSP está recebendo indicações de instituições de ensino; formandos que se destacaram receberão o Diploma de Mérito 2016

O CRCSP está recebendo das instituições de ensino do Estado de São Paulo indicações de formandos que se destacaram ao longo do ano para concorrer ao Diploma de Mérito 2016. A premiação é realizada todos os anos pela entidade e tem caráter exclusivamente cultural, visando incentivar a qualidade acadêmica, o aprimoramento técnico e promover a aproximação dos formandos com seu futuro órgão de classe.

Para indicar o(a) melhor aluno(a) é necessário preencher o formulário disponível no portal do CRCSP até o próximo dia 3 de fevereiro. Cada instituição pode indicar apenas um aluno.

Como reconhecimento pela dedicação e empenho, os estudantes receberão um diploma e uma placa como homenagem do CRCSP, em cerimônia marcada para o dia 23 de março.

Mais informações com o departamento de Desenvolvimento Profissional no telefone (11) 3824-5400, ramal 1222, ou e-mail desenvolvimento@crcsp.org.br.

Sobre o Patrono

O patrono do Diploma de Mérito de 2016 é o profissional da  contabilidade Antônio Luiz Sarno. Uma figura expoente dentro da profissão contábil, que deixou ensinamentos que hoje servem de base para os profissionais que estão ingressando no mercado.

Um homem dedicado à família e ao trabalho, Antônio Luiz Sarno foi uma pessoa marcante para a profissão contábil e para todos os que tiveram o privilégio de conviver com ele.

Filho de Gennaro Sarno e Rachele Antonietta Sarno, ele nasceu em São Paulo, em 5 de janeiro de 1939. Para ajudar sua família, começou a trabalhar aos 11 anos em uma relojoaria. Aos 18 anos, assumiu o posto de chefe de família, após o falecimento de seu pai. Pouco depois, foi admitido na empresa Moinho Santista, onde fez carreira. Com seu trabalho minucioso, sempre atento aos detalhes, conquistou a confiança de seus chefes e do presidente da empresa, além de ser muito querido por seus colegas.

Sarno fez o curso Técnico em Contabilidade, depois estudou Ciências Econômicas e Ciências Contábeis. Ele valorizava muito o conhecimento e uma de suas características marcantes era o uso corretíssimo da Língua Portuguesa.

Considerado uma das grandes lideranças da classe contábil no Brasil, foi presidente do CRCSP na gestão 1984-1985 e também do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), gestão 1987-1989, e do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon) – 5ª Seção Regional, gestão 2004-2006. Sempre bastante ponderado, tinha bons relacionamentos com seus pares e era bastante respeitado também no Conselho Federal de Contabilidade (CFC), entidade com a qual muito contribuiu com seus conhecimentos técnicos.

Além de prêmios por sua atuação na profissão e nas entidades, a dedicação ao desenvolvimento da Ciência Contábil fez com que fosse escolhido patrono de uma das cadeiras da Academia Paulista de Contabilidade (APC), a de n.º 32.

Durante o curso Técnico em Contabilidade, conheceu Elza, sua colega de sala e companheira por toda a vida. O amor, carinho e respeito de um pelo outro eram marcantes. Foram quatro anos de namoro e 49 anos de casamento, compartilhando todos os momentos. "Fomos homem de uma mulher só e mulher de um homem só", declarou Elza. Além das flores enviadas em datas especiais, Sarno fazia questão de estar sempre presente. "Ele almoçava em casa e saía de casa sozinho apenas para trabalhar." Sua esposa conta que a vida não foi fácil no início. Porém, Sarno nunca deixou nada faltar em casa e fez questão de transmitir bons princípios e valores a seus filhos.

Grande apreciador de óperas, Sarno possuía uma coleção riquíssima de CDs, DVDs e livros sobre música clássica e ficava até tarde ouvindo música antes de ir dormir. Com frequência, viajava para a cidade de Nova Iorque sempre acompanhado da esposa, claro, e de amigos para apreciar as temporadas de óperas. "Foi uma vida bonita e bem vivida", declarou Elza. Eles tiveram três filhos: Flávio, Solimar Aparecida e Luzia Valéria; e três netos: Leonardo, Flávia e Isabela.

A escolha do contador Antonio Luiz Sarno como patrono do Diploma de Mérito tem um significado especial. Além do bom exemplo profissional, como todos os patronos, cabe destacar que o Diploma de Mérito foi instituído durante a gestão de Antonio Luiz Sarno em homenagem ao centenário do nascimento do professor Francisco D'Áuria.

Acesse aqui os patronos e estudantes homenageados nos anos anteriores.

 
Sage Qualicorp Contmatic