Com o começo do ano é normal ver as pessoas mais motivadas com os planos que fizeram durante o fim do ano passado. As festas de Réveillon são recheadas de novos objetivos e desejos de novas realizações para os próximos 365 dias. Porém é muito comum que, com o passar dos meses, toda essa motivação não continue e tantos planos que foram feitos com muito afinco, acabem caindo no esquecimento e não sejam concretizados.
Muitas vezes a própria rotina da pessoa acaba afastando-a de seus objetivos. Os diversos compromissos do dia a dia, as obrigações diárias, o cansaço e estresse do trabalho são alguns dos principais fatores que ocupam tanto a vida das pessoas, ofuscando boa parte de seus planos. O indivíduo passa a deixar tudo para depois e esse depois acaba nunca acontecendo.
A motivação é, sem dúvidas, um dos itens mais importantes para o sucesso. Porém a principal dificuldade encontrada pelos indivíduos é a de se manter motivado para concretizar seus planos. Conforme os dias vão passando, a animação e motivação iniciais vão diminuindo, fazendo com que a pessoa perca ímpeto para ação e permaneça sempre de braços cruzados.
Confira abaixo, algumas dicas para manter a motivação e não desanimar durante os 365 dias do ano:
1. Faça uma lista
É muito importante escrever e reescrever os planos num papel. Nossos objetivos e planos ganham força quando os escrevemos e ficam ainda mais fortes sempre que os reescrevemos ou aprimoramos. Entenda que cada vez que fazemos e refazemos essas listas é como se estivéssemos escrevendo nossa história antes mesmo que ela aconteça.
2 . Crie um quadro de objetivos
Uma ótima forma de dar aos nossos sonhos e objetivos a sensação de algo mais concreto é criando o quadro de objetivos. O quadro dos objetivos é uma ferramenta visual que serve como estímulo e um guia para os objetivos definidos. Trata-se de uma representação visual dos objetivos, planos e recompensas que o indivíduo define como prioridade para serem atingidos. Além disso, essa ferramenta faz com que o indivíduo realmente interiorize os objetivos e os realize, trazendo o quadro para sua realidade.
3. Foque nos objetivos
Um fator determinante na perda de motivação e abandono dos planos é a perda de foco. O foco é uma arma poderosíssima quando é direcionado em favor dos nossos objetivos. O problema é que muitos indivíduos o perdem por estarem mais ocupados, sentindo medo do possível fracasso. Quando o receio de fracassar é maior do que o foco e a coragem para seguir em frente, isso se torna um grande empecilho para colocar os planos e objetivos em prática.
4. Defina metas
É importante também definir para cada objetivo proposto as metas e estratégias para atingi-lo. Essa é a etapa que dá um pouco mais de trabalho, mas é tão importante quanto todas as outras. É preciso definir o passo a passo que será necessário para conseguir atingir cada objetivo definido, da forma mais específica e detalhada possível. Afinal, se não forem definidos os passos específicos a serem dados, no fim das contas, o indivíduo não dará passo algum e o objetivo estará tão longe de acontecer quanto estava antes mesmo de ser definido.
5. Acompanhe as conquistas
De nada adianta fazer muitos planos e não acompanhar o progresso de cada um deles. Reserve alguns minutos por semana e dê uma olhada em sua lista e seu quadro de objetivos, veja quais deles já foram realizados e o quão perto você está de realizar outros. Essa iniciativa é importantíssima para garantir que o indivíduo não se esqueça de seus planos e se mantenha no rumo certo, conseguindo, gradativamente, manter sua motivação durante os 365 dias do ano e conseguir atingir aos seus objetivos.
Fonte: Portal Dicas Profissionais. Por Andreia Rego, psicanalista e coach de Desenvolvimento Humano
|