Twitter Facebook
8 de junho de 2017 - Ano 08 - Nš 432
Opinião
 

Artigo - Contabilidade, Startups e Shark Tank
"Contabilidade e finanças são a linguagem do negócio. Todos os empresários têm de estar confortáveis com isso"


 Muitas empresas e empreendedores dizem: "Não gosto de contabilidade e não gosto de números". Quase como se estivessem a dizer para arranjarmos alguém para esse trabalho.

Infelizmente, este é o cenário que mostra o descaso de um grande número de startups em relação a qualquer operação que diz respeito à contabilidade. Nos referimos aqui ao instrumento gerencial inteligente, ao cálculo correto dos impostos – itens determinantes no cálculo das margens, fluxo de caixa e todo este lado gerencial, que é de extrema importância.

 Apesar de admitir a própria falta de gosto pela parte financeira de forma irônica – "Não gosto de contabilidade, nem sequer do meu contador. É um tipo simpático, mas não quero falar com ele" – Robert Herjavec, o investidor e apresentador do programa "Shark Tank", garante que é uma área crucial para o sucesso empresarial - "Se não conhecem os números da sua própria empresa, vão falir". 

A CNN também afirma: "Contabilidade e finanças são a linguagem do negócio. Todos os empresários têm de estar confortáveis com isso."

Muitas vezes, o problema nem é a qualidade do trabalho realizado, e sim sua completa ausência. O novo empresário trabalha muito, porém de forma desordenada e desorganizada.

 Em princípio é até possível pensar que este seja um fenômeno brasileiro, principalmente se considerarmos a nossa já famosa burocracia, imposto alto, etc. – tudo o que dizem sobre o tal custo Brasil – nenhuma surpresa aqui. No entanto, este problema também é recorrente nos Estados Unidos, Europa, Japão, bem como no resto do mundo.

Para quem não conhece, o programa de televisão, "Shark Tank" é um reality show que funciona praticamente como uma incubadora, ou melhor, prateleira para startups. Ou seja, seu negócio é avaliado por investidores e empresários (Sharks), e surpreendentemente, um dos maiores problemas identificados é a falta da gestão contábil.

Enfim, já que levantamos um problema, devemos também apresentar uma solução, que é até bem simples. Não precisa gostar de contabilidade, nem de seu contador, basta apenas saber que são necessários.

 Este problema é comum a novos empreendedores, portanto, sugerimos que façam pelo menos uma reunião de planejamento com seus contadores.  A partir daí é possível avaliar o investimento necessário, um sistema de gestão (ERP) adequado, qual é a carga tributária aplicável. Em outras palavras, ter um planejamento mínimo.

Por Gabriel de Carvalho Jacintho, contador