Twitter Facebook
21 de setembro de 2017 - Ano 08 - Nš 446
Opinião
 

Reflexão sobre transparência no Dia do Contador
Nesta semana de comemoração, presidente do CRCSP fala sobre um dos momentos mais importantes vividos pela Contabilidade no país


O Dia do Contador - 22 de setembro - é comemorado este ano em meio à turbulência econômica enfrentada pelo Brasil. Denúncias de corrupção não param de surgir, o que continua tirando a credibilidade dos investidores no país e impactando no crescimento das empresas e na atuação das organizações contábeis.

Os brasileiros ainda vivem uma conjuntura de incertezas e inquietudes, geradas pela prolongada crise política e pela pesada carga de instabilidade econômica.

Mas, apesar desse cenário, podemos afirmar que a Contabilidade passa por um dos seus momentos mais importantes da história no país, quando nunca se clamou tanto por transparência.

A ciência contábil pode dar o suporte necessário para a recuperação e o crescimento sustentável do Brasil e as decisões nas organizações dependerão, cada vez mais, dos resultados apresentados por ela. A Contabilidade é um instrumento eficaz na gestão dos negócios e não é diferente na área pública.

De acordo com especialistas, as informações das organizações obtidas por meio da Contabilidade têm, cada vez mais, oferecido base sólida para a tomada de decisões em todos os segmentos empresariais.

Este é o momento de o profissional da contabilidade estar ao lado dos gestores, seja na área pública ou privada, participando efetivamente de todas as fases dos processos.

Devemos olhar esta ‘revolução’ que acontece em nosso país sob uma ótica positiva. Os objetivos dos profissionais com o conhecimento técnico, experiência e ética e do CRCSP, entidade ativa e comprometida com o desenvolvimento, estão alinhados aos sinais de mudança que a população brasileira espera e está pedindo.

Este é o momento de adicionarmos valor à nossa profissão.

O Brasil precisa ser passado a limpo e nós, profissionais da contabilidade, temos que participar e atuar fortemente na recuperação da confiança em nosso país, evitando desvios, contrabandos e más condutas.

É importante lembrar que, antes de sermos profissionais, somos cidadão. Se faltam virtudes ao cidadão, faltarão certamente ao profissional. Assim, temos que avaliar todo o conjunto de deveres que norteiam a nossa conduta, temos que agir com boa fé. Na Academia, o ensino da ética ao futuro profissional deve fazer parte obrigatoriamente dos ensinamentos.

Devemos, neste dia 22 de setembro e em todos os dias do ano, trabalhar sem interesses ocultos e cumprir o nosso trabalho de maneira justa e honesta, tratando a todos com atenção, dignidade, responsabilidade e respeito.

Aproveito a oportunidade e convido a todos para que participem da 25ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo - o maior evento contábil do nosso estado. Vamos comemorar juntos!

 
IOB SAGE CONTMATIC