Pré-registro

Registro

Prezado(a),

Acompanhando as inovações tecnológicas e com intuito de facilitar o processo de cadastro, este Conselho está disponibilizando a solicitação de registro pela internet.

Antes de proceder ao preenchimento do pré-registro, leia atentamente as informações a seguir:

De acordo com o artigo 12 do Decreto-lei nº 9.295/1946, modificado pela Lei nº 12.249/2010, combinado com a Resolução CFC n° 1.494 de 20 de novembro de 2015, só poderão requerer sua inscrição os Bacharéis em Ciências Contábeis após a regular conclusão do curso de bacharelado em Ciências Contábeis, reconhecidos pelo Ministério da Educação, e aprovados em Exame de Suficiência.

Os profissionais da contabilidade que possuem registro ou já foram registrados em outro estado, não poderão utilizar-se deste sistema.

Somente poderão utilizar este serviço, aqueles que requerem pela primeira vez o registro.

Para o restabelecimento, transferência de registro e alterações, o profissional deverá comparecer à sede ou delegacias do CRCSP.

Os Contabilistas que possuem registro ou já foram registrados em outro estado, não poderão utilizar-se deste sistema.

Para a concessão do registro, o requerente deverá ter domicílio profissional neste Estado.

Este pré-registro, não configura em nenhuma hipótese a concessão de registro, sendo necessário que o requerimento assinado e a documentação específica sejam entregues na sede do Conselho ou nas suas delegacias, em seus horários habituais de expediente, para fins de validação do pedido.

O registro só será concedido de imediato após o pagamento do boleto que ficará disponível para emissão em até 48 horas, a apresentação de todos os documentos na sede do CRSP e, ainda, após análise da documentação e aprovação por este Conselho com a devida comunicação por correio eletrônico (e-mail cadastrado e autorizado).

Ao término do pré-registro, será gerado o número de protocolo eletrônico.

OBS.: As informações a serem preenchidas nos requerimentos de registro e carteira de identidade profissional são de responsabilidade do interessado. Dessa forma, solicitamos que confiram os dados com muita atenção. Após a assinatura do requerimento e homologação do registro, qualquer retificação de dados que envolvam nova confecção da carteira de identidade profissional será de responsabilidade do requente.
Documentos Necessários:
  • Apresentar originais acompanhadas de cópia (frente e verso) ou cópia autenticada dos seguintes documentos:
    • Diploma devidamente registrado, por órgão competente e assinado pelo concluinte, ou a certidão/declaração acompanhada do histórico escolar fornecidos pelo estabelecimento de ensino;
    • Certificado de aprovação no exame de suficiência para os formados a partir de 14/06/2010, que poderá ser emitido através do portal da Fundação Brasileira de Contabilidade na internet acessando o sistema de acompanhamento de inscrição;
    • Documento de identidade, CPF, título de eleitor, certidão de nascimento ou casamento, comprovante de regularidade com serviço militar obrigatório para os homens com idade inferior a 46 anos);
    • Comprovante de endereço residencial recente (exemplos: contas de água, luz, gás, telefone e outros);
  • Juntar 2 (duas) fotos 3x4 recente, de frente, colorida e com o fundo branco. Veja as especificações;
  • Verificar o valor a ser recolhido em nossa tabela taxas.
  • Observações
    • Dos Diplomas: deverão constar no verso ou anverso do diploma, o registro no órgão competente e assinatura do Diretor e/ou Secretário Geral, data, mês e ano da conclusão do curso ou documento que comprove tal informação.
    • Das certidões/declarações: deverão constar a indicação do ato normativo do órgão competente que reconheceu o curso, informando que o requerente concluiu o curso, tendo sido diplomado, além do nome do concluinte, data de nascimento, filiação, título do curso concluído e data da conclusão e da colação de grau. Caso a certidão não contemple todos os requisitos mencionados, se contidos no histórico escolar, poderá ser considerado.
    • Conforme Resolução CFC nº 1.494/15, o comprovante de pagamento faz parte do processo, portanto, este valor deverá ser recolhido no ato da solicitação, cuja a guia será entregue por este Conselho. Salientamos que este órgão não recebe valores, devendo a(s) taxa(s) ser(em) recolhida(s) em qualquer casa lotérica ou agência bancária.
    • Observar que o Profissional da Contabilidade deverá ter colado grau para obter o registro.
    • A concessão de registro a contador com formação escolar no exterior ficará condicionada à apresentação de diploma revalidado pelo órgão competente no Brasil.
    • No caso de contador de outra nacionalidade portador de visto temporário, o registro profissional terá o prazo de validade condicionada àquele do visto de permanência.