2° Exame de Suficiência de 2011

CFC publica nova lista de aprovados após análise de recursos

Uma nova lista de aprovados no segundo Exame de Suficiência para Contabilistas foi publicada no DOU (Diário Oficial da União), de 21 de novembro de 2011, após análise de recursos. Examinados pela Comissão Operacional do Exame de Suficiência, os recursos tiveram seus pareceres disponibilizados via sistema de inscrição, conforme o Edital do Exame de Suficiência nº 1, item 8.2.

Aos aprovados, o CRC SP emitirá, sem ônus para os candidatos, a Certidão de Aprovação no Exame de Suficiência, desde que solicitada. Na solicitação devem constar a categoria e a data da publicação do resultado no Diário Oficial da União. Clique aqui para obter informações sobre a documentação.

LISTAS DE APROVADOS

Bacharel em Ciências Contábeis
Técnico em Contabilidade

LISTAS DE APROVADOS APÓS ANÁLISE DE RECURSOS

Bacharel em Ciências Contábeis
Técnico em Contabilidade



Mais de 5.000 participam do Exame de Suficiência no Estado de SP
 
 
Abertura dos portões: começa a corrida às provas
 
 
 
Hora de conferir o nome nas listas
   
 
 
Concentração total
   
 
 
Conhecimentos testados para conseguir o registro
   

O segundo Exame de Suficiência, neste ano, para obtenção de registro de Contabilista aconteceu no domingo, 25 de setembro, em todo o Brasil, das 8h30 às 12h30, horário de Brasília.

O Exame de Suficiência é obrigatório desde a promulgação da Lei nº 12.249, de 11 de junho de 2010, para obtenção e restabelecimento de registro profissional em CRC (Conselho Regional de Contabilidade). É regido pela Resolução nº 1.301/2010 e sua execução fica a cargo da FBC (Fundação Brasileira de Contabilidade).

No Estado de São Paulo, as provas foram aplicadas pelo CRC SP (Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo) em 19 cidades: na capital e em Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Marília, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, São Vicente, São Bernardo do Campo, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba.

Em todo o Brasil, inscreveram-se 19.721 bacharéis em Ciências Contábeis e 4.115 Técnicos em Contabilidade, contabilizando 23.836 candidatos. O Estado de São Paulo teve o maior número de inscrições: 4.190 bacharéis em Ciências Contábeis e 1.551 Técnicos em Contabilidade, somando 5.741. O Amapá apresentou o menor número de candidatos: 60 bacharéis e 4 Técnicos.

Em relação a março de 2011, quando foi realizado o primeiro Exame de Suficiência, houve um aumento de mais de 1.000 inscrições no Estado de São Paulo. Em ambas as edições, os números mostram que os profissionais da área contábil estão optando pelo ensino superior.

Em São Paulo, o maior número de candidatos – 2.492 - estava na capital e fez as provas na Uninove, no bairro da Barra Funda. No interior, Campinas teve o maior número de inscrições: 508. Mais de 300 pessoas trabalharam: conselheiros, delegados e funcionários do CRC SP. Diretores do Sindcont-SP (Sindicato dos Contabilistas de São Paulo) também participaram.

As provas para bacharéis e Técnicos foram diferenciadas, compostas por 50 questões cada uma. Para ser aprovado, o candidato deve acertar, pelo menos, 50% das questões.

Avaliação oportuna

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRC SP, Gildo Freire de Araújo, acompanhou a realização do Exame em São Paulo e achou os candidatos bem tranquilos. "Agora a expectativa é pelo resultado", disse. "Quem faz o Exame sabe que a avaliação é oportuna. Passar pelas provas já é uma referência para quem busca entrar no mercado de trabalho".

O coordenador nacional e regional do Exame de Suficiência e conselheiro do CRC SP, José Joaquim Boarin, considera que o Exame já entrou na rotina dos futuros profissionais. "Acredito que para esta edição, os candidatos se prepararam mais e as instituições de ensino – alarmadas com o baixo índice de aprovação em março – cerca de 30% - passaram a se preocupar mais com o nível dos cursos de Contabilidade".

Os gabaritos das provas serão divulgados em até 20 dias depois das provas. Os resultados devem sair em 60 dias.


 

Normatização do Exame

O Exame de Suficiência foi instituído pela Lei nº 12.249/2010, que alterou o artigo 12 do Decreto-Lei nº 9.295/46. De acordo com a nova redação, esse artigo estabelece que os profissionais contábeis somente poderão exercer a profissão mediante os seguintes requisitos: conclusão do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis ou de Técnico em Contabilidade, aprovação em Exame de Suficiência e registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

A regulamentação do Exame de Suficiência como requisito para obtenção ou restabelecimento de Registro Profissional em CRC consta da Resolução CFC nº 1.301/10, publicada no dia 28 de setembro. O conteúdo da norma abrange desde a conceituação, periodicidade, aplicabilidade, aprovação e conteúdo programático das provas até aspectos da realização e aplicação do Exame, além de tratar dos recursos, dos prazos e de questões gerais.


 

Publicado Edital da 2ª edição do Exame de Suficiência

No dia 25 de setembro de 2011 serão realizadas as provas da 2ª edição de 2011 do Exame de Suficiência. De acordo com o Edital Exame de Suficiência nº 01/2011, publicado pelo Conselho Federal de Contabilidade nesta quarta-feira, dia 22/6, no Diário Oficial da União (DOU), as inscrições para as provas, destinadas aos bacharéis em Ciências Contábeis e aos técnicos em contabilidade, estarão abertas no período de 1º a 31 de agosto.

Segundo estabelecido no Edital, as provas da segunda edição de 2011 serão executadas, em todo o território nacional, na mesma data e horário, pela Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC).

As provas para bacharéis e técnicos serão compostas, cada uma, de 50 questões objetivas, abrangendo as seguintes áreas:

Para técnicos em contabilidade: Contabilidade Geral; Contabilidade de Custos; Noções de Direito; Matemática Financeira; Legislação e Ética Profissional; Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade; e Língua Portuguesa Aplicada.

Para bacharéis em Ciências Contábeis: Contabilidade Geral; Contabilidade de Custos; Contabilidade Aplicada ao Setor Público; Contabilidade Gerencial; Noções de Direito; Matemática Financeira e Estatística; Teoria da Contabilidade; Legislação e Ética Profissional; Princípios de Contabilidade e Normas Brasileiras de Contabilidade; Auditoria Contábil; Perícia Contábil; Controladoria; e Língua Portuguesa Aplicada.

Confira o detalhamento do conteúdo programático

O CFC retificou o edital da 2ª edição de 2011 do Exame de Suficiência para atender à Ação Civil Pública da Justiça Federal do Rio de Janeiro. O edital retificado foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) no dia 5 de setembro, seção 3, página 151, e no dia 6 de setembro, seção 3, página 148. Confira as alterações:

Edital retificado