2 Exame de Suficiência de 2012

Retificação do resultado final do 2º Exame de Suficiência 2012

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC), de acordo com o disposto na Resolução CFC n.º 1.373/11, que Regulamenta o Exame de Suficiência como requisito para obtenção ou restabelecimento de Registro Profissional em Conselho Regional de Contabilidade (CRC) torna pública a RETIFICAÇÃO ao EDITAL N.º 02 (RESULTADO FINAL) publicado em 06 de novembro na Seção 3, páginas 200 a 219 do Diário Oficial da União.

ACRESCENTA-SE à lista final de aprovados (após análise de recursos) na prova para BACHAREL EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS os seguintes nomes e seus respectivos números de inscrição:

289271, ERICA MARTINS CABRAL;
326803, PRISCILA DIAS ARAUJO;
297725, ODAIR FERREIRA FERNANDES;
304511, JUSSARA CRISTINA BATISTA GRAVE;
294019, CONCEIÇÃO ALVES VIANA.


O CFC publicou, em 8 de novembro de 2012, no Diário Oficial da União (DOU), nova lista de aprovados na prova para Técnico em Contabilidade. Esta lista retifica e anula a lista publicada no DOU, para Técnico em Contabilidade, no dia 6 de novembro.

Seguem as listas dos aprovados:

• Aprovados em Bacharel em Ciências Contábeis
• Aprovados em Técnico em Contabilidade (retificada)

Observação: não houve alteração na lista de aprovados na prova de Bacharel em Ciências Contábeis, no Diário Oficial da União, em 6 de novembro de 2012.



2º Exame de Suficiência de 2012: Resultados das provas

Foi publicado no Diário Oficial da União, em 6 de novembro de 2012, em Seção 3, páginas 200 a 219, o resultado do 2º Exame de Suficiência de 2012, realizado no dia 23 de setembro de 2012, após análise de recursos.

As listas dos aprovados estão disponíveis nos site do CFC e FBC, bem como os gabaritos definitivos.

As respostas dos recursos foram disponibilizadas aos candidatos interessados via Sistema do Exame de Suficiência. O candidato interessado deverá acessar sua resposta por meio do link , disponíveis nos respectivos sites acima citados.

Lembramos, conforme disposto no Edital do Exame de Suficiência, o que segue:

CERTIDÃO DE APROVAÇÃO

Ocorrendo aprovação, os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) emitirão, sem ônus para o examinado, a Certidão de Aprovação no Exame de Suficiência, desde que solicitado pelo examinado, devendo constar a categoria e a data da publicação do resultado no Diário Oficial da União.

Para a solicitação constante, o examinado deverá apresentar os seguintes documentos:
a) cópia autenticada do documento de identidade;
b) cópia autenticada do certificado, diploma ou declaração da Instituição de Ensino, comprovando a conclusão do curso ou estar cursando o último ano do curso de graduação em Ciências Contábeis.

* Os aprovados no Exame de Suficiência terão o prazo de 2 (dois) anos, a contar da data da publicação da relação dos aprovados no Diário Oficial da União, para requererem o registro profissional, no CRC, na categoria para a qual tenha sido aprovado.

Aos candidatos aprovados, especialmente os que já trabalham na área contábil, é importante que busquem imediatamente seu registro em CRC. Os aprovados podem dirigir-se à sede ou delegacias do CRC SP com o diploma ou o certificado de conclusão de curso, duas fotos 3 x 4 e os documentos pessoais (registro profissional definitivo originário e registro profissional provisório).


2º Exame de Suficiência 2012: Gabaritos Definitivos

Após a análise dos recursos, houve a anulação das seguintes questões:

Prova para Bacharel em Ciências Contábeis:
Questões anuladas: nºs 29 e 30

Prova para Técnico em Contabilidade:
Questões anuladas: nºs 32 e 48

Confira os gabaritos definitivos:

• Gabarito da prova de Bacharel em Ciências Contábeis
• Gabarito da prova de Técnico em Contabilidade

 

A FBC (Fundação Brasileira de Contabilidade) divulgou os gabaritos do Exame de Suficiência, realizado em 23 de setembro de 2012, das provas de Bacharéis em Ciências Contábeis e Técnicos em Contabilidade.

Quem quiser entrar com recurso deve lembrar que o Edital do Exame de Suficiência nº 2/2012 estabelece as seguintes condições:
- o candidato que desejar interpor recurso contra os gabaritos preliminares das provas poderá fazê-lo no período compreendido entre as 10 horas do dia 27 de setembro de 2012 até as 18 horas do dia 2 de outubro de 2012.

Após esse prazo, o sistema de acompanhamento de inscrição ficará automaticamente indisponível para a interposição de recursos. Somente será admitida a interposição de recursos via sistema de acompanhamento de inscrição, nos sites da FBC do CFC e dos CRCs.

Não serão aceitos, em hipótese alguma, recursos protocolados em Delegacias Regionais, nos CRCs, no CFC, na FBC ou por qualquer outro meio que não seja o sistema de acompanhamento de inscrição.

O candidato somente poderá interpor recurso por meio do formulário que será disponibilizado junto com os gabaritos preliminares. Esse formulário, depois de preenchido, deverá ser enviado (anexado) conforme as instruções contidas no sistema de acompanhamento de inscrição, na área e no período determinados para esta finalidade.

Após anexar o formulário, será exibida uma mensagem de confirmação de envio do recurso, a qual deve ser impressa, pois servirá de comprovante de interposição do recurso. O sistema não aceitará o envio de formulário que tenha tamanho superior a 3 Megabytes.


Quase 10 mil fazem o 2º Exame de Suficiência 2012 no estado
de São Paulo
 
 
Primeiros candidatos a entrarem
   
 
 
Apresentação de documento com foto era obrigatória
   
 
 
É preciso acertar 50% da prova para ser aprovado
   
 
 
Atenção aos cálculos foi fundamental
   
 
 
Leonardo Frattini: "mercado de trabalho exige qualificação"
   
 
 
Fábio Silvas: "prova foi bem elaborada, como exige a profissão"
   
 
 
Gabriela Rocha estudou as provas anteriores no site do CRC SP
   

A segunda edição do Exame de Suficiência em 2012 teve o maior número de inscrições desde que foi instituído. No Estado de São Paulo foram quase 10 mil candidatos que procuram obter ou restabelecer seu registro profissional. O Exame de Suficiência é realizado em todo o País pela FBC (Fundação Brasileira de Contabilidade); em São Paulo, o CRC SP fornece apoio na aplicação.

O Exame foi feito no dia 23 de setembro de 2012, das 8h30 às 12h30, em 19 cidades do estado de São Paulo: Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Marília, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba.

Nesta segunda edição do Exame de Suficiência em 2012 houve, em todo o Brasil, 37.639 candidatos, sendo 31.996 bacharéis e 5.643 Técnicos em Contabilidade. O estado de São Paulo contou com 9.974 candidatos, 7.795 dos quais que fizeram a prova são bacharéis em Ciências Contábeis e 2.179 são Técnicos em Contabilidade. Os candidatos mostraram-se assíduos, pois as abstenções no Estado ficaram em 7,45%. Na capital houve 4.275 inscritos, dos quais 3.419 são bacharéis e 856 Técnicos em Contabilidade. A cidade de São Paulo apresentou índice de ausentes ligeiramente maior, com 9,26% de abstenções.

Ser aprovado em Exame de Suficiência é requisito para a obtenção ou o restabelecimento do registro profissional junto ao CRC e para o exercício da profissão. Sua exigência foi instituída pela Lei nº 12.249, de 11 de junho de 2010, que alterou o Decreto-lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946, que regulamenta a profissão do Profissional da Contabilidade. A aplicação do exame é regida pela Resolução CFC nº 1.373, de 8 de dezembro de 2011.

Os gabaritos, lista de aprovados e demais informações e comunicados aos candidatos serão publicados no site da FBC (www.fbc.org.br) conforme os prazos descritos no edital, que pode ser conferido na íntegra aqui.

Rigor na aplicação

Apesar do aumento do número de inscritos não houve grandes ocorrências durante a aplicação do exame. Segundo o coordenador regional da aplicação do Exame de Suficiência e representante da FBC em São Paulo, José Joaquim Boarin, isto se deve à eficiência da equipe de apoio técnico. “Conforme o número de candidatos aumenta, nós temos que ampliar a quantidade de colaboradores no suporte técnico, garantindo a qualidade da aplicação da prova”, afirmou Boarin.

Em relação à última edição, houve um aumento de 22,54% no número de inscritos. Em São Paulo, foi de 16,83%. A ampliação do número de candidatos mostra o rigor com que é aplicada a prova, pois quem não consegue a aprovação em sua primeira tentativa tende a se preparar melhor na próxima. “Isso aumenta a qualidade e o leque de conhecimentos dos profissionais que entram no mercado de trabalho”, afirmou o representante da FBC.

Carreira

O Exame de Suficiência possui grande aceitação entre os candidatos, não apenas por garantir a qualidade do profissional que atua na área, mas por enriquecer e valorizar seus currículos.

O bacharel em Ciências Contábeis Leonardo Frattini já atua em escritório de Contabilidade e afirmou que a dificuldade da prova era algo esperado. “As questões estavam de acordo com as normas. Para passar, é preciso se preparar, mas é um conhecimento que o próprio mercado de trabalho exige”.

O também bacharel Fábio Silvas fez o exame pela primeira vez e considerou as questões bem elaboradas. “Passar na prova é o que vai diferenciar os bons profissionais”.

O Técnico em Contabilidade Danilo Hayashi fez o exame pela segunda vez e acha que agora teve um melhor desempenho. Ele, que já trabalha na área, afirmou que o Exame é essencial para o exercício profissional. “É uma forma de verificar se os profissionais possuem as habilidades necessárias para a profissão”.

A estudante de Ciências Contábeis Gabriela Rocha está em seu último ano e fez o Exame pela primeira vez. Ela diz que utilizou a internet como forma de estudo. “No Portal do CRC SP é possível conferir as provas anteriores e estudar para o Exame de Suficiência”.

O mesmo método de estudo foi utilizado pelo Técnico em Contabilidade Marco Antonio Ferreira Anjo, que possui 15 anos de exercício profissional na área, mas realizou o Exame pela primeira vez. “O Exame de Suficiência valoriza a classe contábil e confere credibilidade ao profissional”, declarou.

O estudante Victor Machado se forma em Ciências Contábeis no meio do ano que vem e fez a prova na primeira oportunidade. “Conseguindo a aprovação no Exame de Suficiência eu posso conseguir meu registro profissional assim que terminar a faculdade, o que é muito prático pra mim. Por isso eu já venho me preparando há algum tempo, inclusive estudando as provas anteriores”, declarou o estudante.