Destaques
+ Vídeos Pesquisar
Sinopse:

Um bate-papo com dois dos mais atuantes líderes dos profissionais contábeis traz à tona assuntos palpitantes da profissão: como a Contabilidade atua no contexto atual da economia e o surgimento do Sped (Sistema Público de Escrituração Fiscal), que mostra o avanço dos controles fiscais com alto grau de tecnologia.

Os participantes do programa também debateram a necessidade de conscientização dos empresários e dos Profissionais da Contabilidade, a obrigatoriedade da Contabilidade nas empresas e a mudança cultural vivenciada com as novas Normas Brasileiras de Contabilidade.

Participantes:

Jair Gomes de Araújo
Contador, presidente do Sindcont-SP (Sindicato dos Contabilistas de São Paulo), professor da Escola Aberta do Terceiro Setor.

Sebastião Luiz Gonçalves dos Santos
Empresário contábil e conselheiro do CRC SP.
Reportagem principal:

A Lei nº 12.846/2013, mais conhecida como Lei Anticorrupção, já está em vigor e pode punir empresas por atos de corrupção, chegando até à extinção, conforme a gravidade do ato. Quem explica o que é a lei e as penas acarretadas é o advogado e professor universitário Pierpaolo Cruz Bottini.

Anúncio:

O primeiro Exame de Suficiência de 2014 será no dia 6 de abril, das 9h30 às 13h30. No estado de São Paulo, as provas serão aplicadas na capital e em 18 cidades do interior paulista.

Resumo do mês de março:

No dia 12 de março, a sede do CRC SP recebeu a visita de estudantes de Contabilidade da capital e de Carapicuíba. No dia 13, foi inaugurada a exposição "Fantasia, Ritmo e Alegria", da artista Cristina Fagundes, com apresentação do Musical Resplendor. No dia 18, em homenagem ao mês da mulher, foi realizado o fórum "Ampliando o Conhecimento à Competência".

Agenda de abril:

A palestra, via internet, "IRPF - Normas, Procedimentos e Controles (Cruzamento de Informações Contábeis e Pessoa Física)" recebe inscrições pelo portal do CRC SP, assim como outros conteúdos à distância: "Extinção RTT" e "eSocial".

Entrevista:

O auditor fiscal da Receita Federal do Brasil, Marcelo Turazza, comenta as novidades da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2014.
Sinopse:

Quem recebeu rendimentos tributáveis em valor superior a R$ 25.661,70 em 2013 deve entregar a declaração de IRPF (Imposto sobre a Renda de Pessoa Física) até o dia 30 de abril de 2014.

Nesta edição, especialistas discutem os aspectos que devem ser observados e os cuidados necessários ao elaborar a declaração: normas, malha fina, mecanismos de controle da Receita Federal, cruzamento de informações com os dados do Banco Central e procedimentos a serem adotados por estrangeiros no Brasil e por brasileiros residentes no exterior.

Participantes:

Antônio Carlos Bordin
Empresário contábil e Perito.

Júlio Linuesa Perez
Empresário contábil e diretor financeiro da Fenacon (Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas).

Marcia Ruiz Alcazar
Empresária contábil e vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRC SP.
Sinopse:

A ECF (Escrituração Contábil Fiscal) é uma obrigação das Pessoas Jurídicas, que devem informar todas as operações que a composição da base de cálculo e que devem ser transmitidas anualmente ao Sped (Sistema Público de Escrituração Digital).

Participantes:

Ademir Macedo de Oliveira
Coordenador e docente do Senac São Paulo e mestrando em Controladoria.

Roberson de Medeiros
Empresário contábil e conselheiro do CRC SP.
Destaques
 
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
CFC aprova NBC CTA 20 Receita alerta mais uma vez para tentativa de fraude via correspondência Quais são os principais desafios dos comitês de auditoria? Vice-presidente de Administração e Finanças participa de debate na sede do CFC Paisagens coloridas e blues alegram noite no
CRC SP
Receita abre consulta a novo lote de restituições da malha fina do IR
ESPAÇO CULTURAL
TV CRC SP EM CANAIS COMUNITÁRIOS
PRÉ-REGISTRO
CONTABILIDADE NA REAL
DECORE
CERTIFICAÇÃO DIGITAL
VANTAGENS
ANTI SPAM
COBRANÇA INDEVIDA