O presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, contador Antonio Eugenio Cecchinato, ficará à frente da entidade da área contábil mais antiga do Estado de São Paulo até 2019. Conselheiro do CRCSP, na gestão 2010-2013, Cecchinato fala do Sindcont-SP para os profissionais, neste mês em que são homenageados com o Dia do Profissional da Contabilidade, comemorado em 25 de abril.
O Sindcont-SP é a instituição contábil decana de São Paulo. Conte um pouco da sua história.
O Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP é a primeira Entidade Contábil do Estado de São Paulo, fundada em 19 de julho 1919. Nossa Instituição nasceu com a criação do Instituto Paulista de Contabilidade – IPC, por um grupo formado por 11 jovens Contabilistas liderados pelo Professor Francisco D'Áuria e empenhados em lutar pelos direitos da Classe Contábil, bem como pelo avanço no aprendizado da Contabilidade, por meio da criação de uma Instituição que representasse todas as pessoas físicas do segmento atuantes na região Metropolitana de São Paulo.
Pioneiro em suas premissas, rapidamente o IPC se consolidou entre os profissionais da Categoria. Em dezembro de 1919, a Entidade já contabilizava 151 sócios, número expressivo à época. Alguns anos mais tarde, em 1925, a conquista da primeira grande vitória do Instituto foi celebrada: a criação de um Registro Geral para Contabilistas brasileiros, por iniciativa de Francisco D'Áurea. O fato precedeu a regulamentação definitiva, em 1926, por iniciativa de João Lyra Tavares, senador pelo estado do Rio Grande do Norte (RN), por meio da atuação para a criação do Registro Geral de Contadores Brasileiros, marco definitivo para o processo de organização dos profissionais com nível superior, em bases profissionais que culminaram com a criação do sistema CFC/CRCs, cerca de 20 anos mais tarde.
A nomenclatura de nossa Entidade como conhecemos hoje data de 29 de agosto de 1941, quando foram unificadas as bases do Instituto Paulista de Contabilidade e do Sindicato dos Contadores de São Paulo, grupo criado em 1932, por associados dissidentes do IPC.
Próximo de completar 100 anos de existência, o Sindcont-SP, desde a sua fundação, tem sua atuação dedicada à valorização e ao fortalecimento da Contabilidade, bem como à defesa dos interesses dos Contabilistas. Os fatos listados anteriormente são apenas alguns da longeva e pujante história da Entidade. Por nosso Sindicato passaram importantes nomes da Contabilidade, como Hilário Franco, Pedro Pedreschi, Luis Fernando Mussolini, entre outros.
Atualmente, qual é o número de sindicalizados do Sindcont-SP?
Atualmente, o Sindcont-SP representa 87 mil profissionais da contabilidade atuantes nos 20 municípios que compõem sua base territorial, dos quais 9 mil são associados da entidade.
A recente reforma trabalhista, no que tange à sindicalização, trouxe alguma mudança para o Sindcont-SP?
Não, pois, assim como antes da Reforma Trabalhista, é livre a opção para associação ao Sindicato de Classe.
Além de São Paulo, quais são as outras cidades onde o Sindcont-SP atua?
Além da cidade de São Paulo, a base territorial do Sindcont-SP é formada pelos seguintes municípios: Caieiras, Cajamar, Carapicuíba, Diadema, Embu, Embu-Guaçu, Francisco Morato, Franco da Rocha, Guarulhos, Itapecerica da Serra, Juquitiba, Mairiporã, Mauá, Osasco, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Taboão da Serra.
Que tipos de serviços o Sindcont-SP oferece aos sindicalizados?
Aos associados do Sindcont-SP, sejam eles estudantes de Ciências Contábeis ou profissionais da contabilidade, técnicos ou bacharéis, com registro ativo ou não no CRCSP, é oferecida uma gama de serviços e benefícios, para o desenvolvimento de suas carreiras e também saúde e bem-estar.
Em nossa sede social, mantemos Consultoria Jurídica, nos âmbitos Contábil, Tributário, Trabalhista, Previdenciário e Empresarial; postos da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), da Receita Federal do Brasil (RFB), com atendimento ágil e personalizado, e também de certificação digital, para aquisição ou renovação de assinatura com descontos.
Para atualização, aperfeiçoamento, formação e reciclagem dos atuais e dos futuros contabilistas, promovemos uma série de atividade. O Sindcont-SP é uma entidade capacitadora, com a realização de cursos, com pontuação no Programa de Educação Profissional Continuada, nos quais nossos associados têm significativos descontos no valor de inscrição; reuniões semanais de nossos Grupo de Estudos de Tributos e Obrigações; Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis e Grupo de Estudos de IFRS, cujas discussões e troca de experiências são de riquíssimo nível técnico, além de cursos gratuitos de Pacote Office.
Nossos associados também usufruem de convênio odontológico gratuito e descontos em instituições de ensino e empresas parceiras, como renomadas faculdades e universidades, para cursos de graduação, pós-graduação, MBA e mestrado profissional; escolas de idiomas; cinemas; parques aquáticos; redes de farmácias; clínicas de diferentes especialidades médicas e redes de laboratórios, além de descontos na contratação de convênios médicos, entre outros, que contribuem com significativas economias em seus orçamentos.
É válido destacar que muitos benefícios, como os descontos em empresas parceiras, são extensivos a dependentes.
O Sindcont-SP tem alguns concursos e premiações. Quais são?
Sim, o Sindcont-SP promove concursos e premiações voltados a profissionais da contabilidade e também a estudantes de Ciências Contábeis. Dentre as iniciativas realizadas, duas delas terão seus resultados conhecidos neste mês de abril, que são o Prêmio Professor Hilário Franco de Contabilidade e o sorteio de uma bolsa de estudos integral de pós-graduação na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – Fecap.
Em sua 17ª edição, o Prêmio Professor Hilário Franco de Contabilidade é um concurso de publicações acadêmicas do qual podem participar contadores recém-formados e graduandos em Ciências Contábeis, autores de artigos científicos, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), monografias e também de relatórios de estágio supervisionado. A iniciativa, promovida anualmente pela entidade, tem como objetivo o incentivo à pesquisa de cunho prático, científico e acadêmico, bem como a excelência da profissão e também dos futuros profissionais. Aos três primeiros colocados na competição são concedidos R$ 7,5 mil em prêmios, em dinheiro e certificados de participação, além de deferência aos professores orientadores dos trabalhos ganhadores.
As inscrições para participação na premiação são abertas em outubro e encerradas em 1º de fevereiro. Podem se inscrever no concurso estudantes que cursam o último ano da graduação em Ciências Contábeis ou contadores recém-formados em instituições de ensino localizadas em cidades da base territorial de nossa entidade.
O Prêmio Professor Hilário Franco de Contabilidade é considerado um diferencial de qualidade nos currículos e carreiras de seus vencedores. Desde a criação do concurso, acompanhamos o desenvolvimento profissional dos participantes e vencedores e muitos deles são contadores de destaque no mercado de trabalho, atuantes em cargos de liderança em grandes empresas, que avançaram em sua formação e atuação na área, o que demonstra o reconhecimento e a credibilidade da iniciativa nos meios acadêmico e corporativo.
O anúncio dos ganhadores e a entrega da premiação do Prêmio Professor Hilário Franco de Contabilidade são realizados em 25 de abril, durante solenidade promovida pelo Sindcont-SP em comemoração ao Dia do Contabilista, celebrado na data. Também na ocasião é entregue uma bolsa de estudos integral de pós-graduação na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap). O prêmio é sorteado entre os associados do Sindcont-SP e suas inscrições são recebidas pela entidade entre os meses de março e abril. Neste ano, por exemplo, o ganhador do sorteio poderá escolher se especializar em Auditoria, Controladoria, Finanças Empresariais e Contabilidade Empresarial com IFRS e USGAAP. Esta é, sem dúvida, uma importante iniciativa realizada pelo Sindcont-SP, em parceria com a Fecap, aos associados da entidade, pois trata-se de um prêmio de elevadíssimo valor, não apenas pelo próprio valor da bolsa de estudos, em uma instituição reconhecida e referência no ensino de Ciências Contábeis, como é a Fecap, mas também por tudo que proporciona ao seu ganhador, que são a aquisição de conhecimentos técnicos e a possibilidade de ascender e diferenciar-se profissionalmente por meio dos mesmos.
O Centro de Debates Fisco-Contábeis ainda funciona? Em qual dia da semana? E o que é o Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis Virtual?
O Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis – CEDFC é uma das atividades mais longevas e significativas oferecidas pelo Sindcont-SP aos seus associados e, em setembro deste ano, completará 69 anos de existência. As reuniões do grupo são realizadas às quartas-feiras, na sede de nossa Entidade, das 19h às 21h.
Os encontros do Centro de Estudos têm como objetivo a transmissão e o compartilhamento de conhecimentos e troca de experiência entre os contabilistas, sobre questões práticas e do dia a dia da profissão, nos âmbitos Contábil, Empresarial, Fiscal, Trabalhista, Tributário e Previdenciário. Trata-se de um fórum permanente para o esclarecimento de dúvidas dos participantes, que contam com engajamento e apoio de seus pares profissionais, que também participam das reuniões, e de assessores jurídicos, para resolução de problemas vivenciados em escritórios contábeis e departamentos de Contabilidade existentes em empresas. São riquíssimas as discussões realizadas por meio do Centro de Estudos e a contribuição desta iniciativa à valorização e evolução da Contabilidade. Importantes lideranças contábeis participaram das reuniões do grupo, como o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP), na gestão 2016-2017, Gildo Freire de Araújo, que presidiu os encontros do CEDFC em 1996.
Com esta mesma premissa, o Sindcont-SP também realiza, há 13 anos, reuniões mensais do Centro de Estudos em São Bernardo do Campo. No município, os encontros são realizados às terceiras quintas-feiras de cada mês, das 19h30 às 21h30, na Unidade Vergueiro da Faculdade Anhanguera.
Em dezembro de 2017, os objetivos do Centro de Estudos foram expandidos para mais duas cidades de nossa base territorial: São Caetano do Sul, onde as reuniões são realizadas às terceiras terças-feiras de cada mês, das 9h30 às 11h30, e em Taboão da Serra, cujos encontros são promovidos às quartas quintas-feiras de cada mês, das 19h30 às 21h30, na unidade da Faculdade Anhanguera existente no município.
Além das reuniões dos Centros de Estudos, o Sindcont-SP também mantém dois grupos de estudos, que semanalmente se reúnem em sua sede social, das 19h às 21h. Os encontros do Grupo de Tributos e Obrigações são realizados às terças-feiras e têm como foco diferentes impostos. Já as quintas-feiras são realizadas as reuniões do Grupo de IFRS, que objetivam discutir aspectos práticos das Normas Internacionais de Contabilidade, aplicadas à realidade das empresas de diferentes segmentos e portes. Ambos os grupos também são espaços para troca de conhecimentos, informações e experiências, bem como de congraçamento.
O Sindcont-SP se utiliza das redes sociais para se comunicar com os profissionais? Como tem sido essa relação?
O Sindcont-SP também está presente nas redes sociais, por meio de perfis no Facebook e no LinkedIn, com resultados muito satisfatórios e audiência crescente em ambas as mídias. Por meio das plataformas, não apenas tornamos mais ágil a comunicação da entidade com os profissionais da contabilidade, com a divulgação de notícias técnicas de seu interesse e também sobre cursos, palestras e eventos promovidos pela instituição, mas também mantemos abertos meios para relacionamento, atendimento e diálogo com a classe contábil, de forma rápida e personalizada.
Assim como a Contabilidade, a comunicação é fortemente impactada por avanços tecnológicos, aos quais estamos atentos, para que possamos crescer junto às novas tendências e oportunizá-las nos serviços que prestamos aos profissionais da contabilidade e em nossa interação com eles.
Abril é o mês do profissional da contabilidade. Como vai ser a comemoração do Sindcont-SP neste ano?
A data magna da Contabilidade é celebrada anualmente pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo (Sindcont-SP), com intuito de valorizar a profissão contábil, sua evolução e excelência, assim como os profissionais da contabilidade. Por meio da realização de solenidade, em nossa sede social, celebraremos o Dia do Contabilista e dois momentos destacam-se nesta cerimônia. O primeiro deles é o anúncio e a entrega dos prêmios aos ganhadores do Prêmio Professor Hilário Franco de Contabilidade. Após a avaliação dos trabalhos, por meio de Comissão Julgadora, o resultado do concurso é mantido em sigilo e somente divulgado na ocasião, na presença de participantes, professores orientadores e familiares. O anúncio dos ganhadores, do 5º ao 1º lugar, é absolutamente gratificante, pois a reação dos vencedores, ao terem seus nomes anunciados, é emocionante e muito recompensadora, após meses de muito trabalho, desde a abertura das inscrições à análise dos trabalhos inscritos e apuração dos resultados.
O segundo momento de destaque é a entrega da bolsa de estudos integral de pós-graduação na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), pois estamos cientes não somente do valor deste prêmio, mas de todas as possibilidades que ele representa, profissional e também pessoalmente, ao seu ganhador, e como pode ser transformador em sua trajetória.
O que o profissional que quer se sindicalizar deve fazer?
Para se associar ao Sindcont-SP, estudantes de Ciências Contábeis e profissionais da contabilidade devem comparecer à sede do Sindcont-SP com a seguinte documentação: uma fotografia 3x4 recente; certificado de conclusão de curso de graduação em Ciências Contábeis ou curso Técnico em Contabilidade (cópia simples) ou registro no Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) - (cópia simples) para profissionais da contabilidade, ou declaração de escolaridade devidamente assinada pela instituição de ensino para estudantes de Ciências Contábeis; RG e CPF (cópias simples); comprovante de residência (cópia simples). Caso o associado tenha interesse em incluir seu cônjuge ou filhos como seus dependentes, deve portar também certidão de casamento (cópia simples) e certidão de nascimento dos filhos menores de 21 anos.
A associação ao Sindcont-SP é feita por meio do recolhimento da contribuição associativa, anualmente. Para fins de exemplo, com a realização de dois cursos com duração de oito horas, o associado já obtém o retorno do valor investido para tanto, e ainda mantém uma série de serviços e benefícios para utilização durante todo o ano. Para estudantes de Ciências Contábeis, concedemos 50% de desconto no valor de associação, com a mesma oferta de vantagens. Para ambos os públicos, é bastante oportuna a associação à entidade, pois oferecemos uma série de serviços e benefícios, com valores atrativos, que rapidamente são revertidos em ganhos profissionais e também de saúde, lazer e qualidade de vida, além de congraçamento, network, formação de amizades e parcerias.
|