Presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado De São Paulo (Aescon-SP), o empresário da contabilidade Márcio Massao Shimomoto fala das entidades que preside e da sua importância como representantes do empresariado contábil.
Principal representante dos empresários da contabilidade, qual é história do Sescon-SP: quando foi fundado, qual é o número de sindicalizados e as cidades onde atua?
O Sescon-SP foi fundado em 12 de janeiro de 1949, com o nome de Associação Profissional das Empresas de Serviços Contábeis de São Paulo. A partir daí iniciou-se o processo de transformação em entidade sindical junto ao então Ministério do Trabalho, Indústria e Comércio. No início da década de 60, foi alterada a base territorial e o âmbito de representação, passando a entidade a ter a denominação de Associação Profissional das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo. Em 1964 ocorreu o reconhecimento pelo Ministério do Trabalho com a expedição da respectiva Carta Sindical com a denominação de Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo, representando a respectiva categoria econômica do 3º Grupo - Agentes Autônomos do Comércio - do Plano da Confederação Nacional do Comércio. Em 27 de maio de 1987, a entidade passou a ter sua denominação atual: Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo. A entidade tem atuação estadual e possui 29 regionais: Araçatuba, Araraquara, Bauru, Birigui, Franca, Grande ABC, Guarulhos, Itu, Jaú, Jundiaí, Limeira, Lins, Marília, Mogi das Cruzes, Osasco, Piracicaba, Porto Ferreira, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba, Taubaté e as da Capital Norte, Sul, Leste e Oeste. Hoje, temos mais de 110 mil filiados e cerca de 8,5 mil associados.
Quais são os serviços oferecidos aos empresários pelo Sescon-SP?
Alguns dos produtos e serviços prestados pela entidade:
- PQEC - Programa de Qualificação em Excelência Contínua, que auxilia as empresas de diversos setores a melhoria e crescimento contínuos;
- CSI - Certificado de Segurança da Informação, que auxilia as empresas a adotar práticas e políticas de segurança da informação;
- Sescon Solidário - Programa de responsabilidade social cujo objetivo é atuar no incremento das atividades de integração junto à comunidade. Uma das iniciativas é a ação Desenhando o Futuro, que já qualificou mais de 10.000 jovens para o primeiro emprego;
- Canais de Comunicação com os associados- diversos meios para informar, esclarecer e orientar sobre os assuntos que impactam a sua atividade. Revista mensal impressa e on-line, facebook, linkedin, twitter, TV web, portal, informativos e outros;
- Comissão de conciliação prévia - órgão extrajudicial que tem por finalidade mediar e tentar harmonizar fora do processo judicial os conflitos trabalhistas advindos da relação empregatícia, reduzindo os custos e evitando desgastes para os dois lados;
- Consultoria jurídica - atendimento por telefone, presencialmente ou por e-mail para esclarecimentos sobre as áreas tributária, trabalhista, de Direito Societário, Direito do Consumidor e Direito Civil;
- Central de Serviços - facilidade, comodidade e equipe altamente treinada na Central de Serviços, na Capital Paulista, que reúne Jucesp, Prefeitura de SP, Previdência e Receita Federal;
- Bolsa de Talentos - ferramenta de recrutamento que facilita o trabalho de seleção de pessoal e contribuição para colocação e recolocação no mercado de profissionais e aprendizes;
- Parcerias – o Sindicato firma parcerias em diversas áreas como tecnologia, lazer, saúde, educação, materiais de escritórios, assessoria técnica, bancos, benefícios, sistema de gestão, consultoria, editora e outros para oferecer descontos e condições especiais;
- Câmara Setorial de Contabilidade - reúne empresários de contabilidade para discutir soluções de gestão e compartilhamento de ideias e de experiências;
- Câmara Setorial de Assessoramento - reúne empresários de diversos segmentos representados pela entidade para discutir soluções de gestão e compartilhamento de ideias e de experiências;
- Núcleo dos Jovens Empresários - grupo que fomenta a integração, o associativismo, o espírito de liderança e trabalha a sucessão empresarial e nas entidades, sempre visando a promoção do empreendedorismo;
- Certificação digital - serviços de certificação digital com conforto, comodidade e condições diferenciadas. Parceria com a Serasa Experian;
- Unisescon – a Universidade Corporativa do Sescon-SP oferece inúmeras opções de qualificação, aprimoramento e crescimento profissional. Cursos, palestras e seminários com temas atuais e relevantes para o empresário;
- Eventos – a entidade prepara grandes eventos para a promoção de aprendizado, relacionamento e troca de experiência entre os empresários e profissionais. Encontro de Empresas de Serviços Contábeis – Eescon, Seminário de Gestão de Empresas Contábeis – Gescon, encontros regionais, seminário internacional são alguns deles;
- International Desk - projeto do Sescon-SP, em parceria com a Fiesp, que visa parcerias entre entidades para a promoção da intermediação entre contadores e empresas do Brasil e do exterior, para a facilitação dos trâmites necessários para a abertura e o andamento dos negócios, visando garantir investimentos com segurança e sem riscos;
- Seminário Internacional - por meio do Seminário Internacional, levamos empresários associados a universidades de renome internacional para capacitação em liderança, inovação, tecnologia, empreendedorismo. Já estivemos na Florida (Disney Institute e Universidade Florida), California (Stanford University) e Boston (MIT), mesclando conhecimento teóricos com visitas guiadas.
- Comissão de Negociação Coletiva - comissão permanente que discute melhoria na redação das cláusulas das convenções coletivas.
O que é o Programa de Qualificação em Excelência Contínua?
O Programa de Qualificação em Excelência Contínua é o novo formato, um avanço do nosso programa de qualidade, que vem para auxiliar as empresas de contabilidade e de assessoramento na busca permanente da excelência na prestação de serviços.
Tem quatro pilares: Empreendedorismo, Gestão, Qualidade e Inovação. Cada uma dessas trilhas educacionais tem duração de seis meses, com aulas presenciais e EAD, e mais seis meses de aplicação do planejamento estratégico. Ao fim do módulo educacional e com a conclusão do planejamento estratégico traçado pela empresa, a organização estará apta à qualificação no PQEC.
O que é a Bolsa de Talentos do Sescon-SP?
O Bolsa de Talentos é uma iniciativa do Sescon-SP que visa incentivar a empregabilidade no Estado de São Paulo, a ferramenta faz a intermediação entre profissionais, estagiários e aprendizes e o mercado de trabalho. O candidato pode cadastrar gratuitamente seu currículo, ficando assim mais próximo das vagas de diversas especialidades oferecidas tanto pelas empresas de contabilidade e de assessoramento associadas ou filiadas à Entidade como outras de diversos segmentos econômicos.
Neste ano, o Sescon-SP promoverá encontros regionais com empresários?
Sim, o Sescon-SP está preparando um ciclo de encontros regionais que terá o tema "Conteúdo, valorização e inovação" e está sendo preparando com todo o carinho. Serão três encontros imperdíveis, com muita informação que agrega valor ao dia a dia das empresas, momentos para refletir sobre a nossa profissão, oportunidades de networking, de compartilhamento de experiências e contato com os produtos e serviços de ponta mais adequados para a nossa atividade. O primeiro deles é o XI Encontro das Empresas de Serviços Contábeis e de Assessoramento do Centro-Oeste Paulista, que será realizado no dia 11 de maio, em Ribeirão Preto, e que contempla também as cidades de Araraquara, Bauru, Franca, Jaú, Limeira, Piracicaba, Porto Ferreira e São Carlos. Os outros dois serão divulgados ao longo do ano. Além disso, teremos este ano o nosso encontro estadual, que acontecerá em Campos do Jordão, de 12 e 14 de setembro.
O que é o serviço criado pelo Sindicato, chamado International Desk?
O International Desk é um projeto idealizado pelo Sescon-SP e os Departamentos de Relações Internacionais e Comércio Exterior (Derex) e da Micro, Pequena e Média Indústria (Dempi) da Fiesp, que visa promover a facilitação de investimentos no Brasil com a aproximação do setor contábil nacional e empresas estrangeiras. E, em contrapartida, auxiliar empresas estrangeiras que pretendem fazer negócios em outros países. Esse intercâmbio será viabilizado por intermédio de parcerias firmadas com entidades similares ou equivalentes ao Sescon-SP em todo o mundo.
Iniciamos o nosso programa com um intercâmbio com a Itália. O Sescon-SP e a Fenacon fecharam parceria com o Consiglio Nazionale dei Dottori Commercialisti e degli Esperti Contabili e com diversas entidades regionais italianas. Já estamos em tratativas com entidades de outros países, especialmente da Europa e do Mercosul e, em breve teremos novidades. Nossa intenção é criar uma grande rede mundial de colaboração empreendedora.
Como o empresário contábil pode participar do International Desk?
Há pré-requisitos, que podem ser consultados na íntegra em nosso site, que vão desde a necessidade de já ter experiência em atender organizações optantes pelo Lucro Real a ter pelo menos uma pessoa em sua estrutura que seja fluente em outro idioma, preferencialmente o inglês. O cadastro já conta com mais de 100 empresas e aumenta a cada dia.
A recente reforma trabalhista traz algum prejuízo ao Sescon-SP?
A modernização trabalhista (Lei n.º 13.467/2017) trouxe grandes avanços para as relações trabalhistas no Brasil. Entretanto, a retirada do caráter obrigatório do pagamento da contribuição sindical acabou sendo inserida no texto. O Sescon-SP acredita que essa mudança deveria ter sido discutida em um amplo debate e realização de uma reforma sindical, pois é preciso separar o joio do trigo e deixar em atuação apenas os sindicatos representativos e que prestem bons serviços para a sua base. Nosso Sindicato tem sentido os efeitos desse caráter facultativo, mas continuamos firmes em nosso propósito de excelência na prestação de serviços aos nossos representados, afinal, esse é a nossa função. Temos buscado o Judiciário e outros meios legais para reverter esse quadro.
O que o empresário que deseja se sindicalizar deve fazer?
Por força de lei todas as empresas são sindicalizadas. Cada uma na sua base que depende do CNAE (Código Nacional da Atividade Econômica) preponderante. É importante salientar também que além de serem sindicalizados é importante também ser associado.
Nós temos o processo ativo e o processo passivo para a prospecção de novos associados. No ativo, nossas representantes comerciais vão até as empresas representadas pela entidade para apresentar todos os serviços e benefícios oferecidos. A partir daí, o processo é simples: a organização preenche a ficha associativa, o Sescon-SP faz a checagem da documentação e efetiva a associação. No processo passivo o nosso departamento de Relacionamento atende aos telefonemas, marca a visita de uma das representantes, que apresenta o portfólio e realiza a associação, como no processo anterior. Condição para ser associado do Sescon-SP é ser um filiado que esteja pagando as contribuições sindicais.
Qual a mensagem que o senhor deixar aos profissionais da contabilidade, que são homenageados neste mês de abril?
Gostaria de agradecer e parabenizá-los, pois são eles que no dia a dia, em suas rotinas de trabalho, têm mostrado o valor na nossa profissão para a sociedade, que têm ajudado as organizações, sejam públicas ou privadas, a crescer e se desenvolver. Esse reconhecimento e credibilidade estão pautados neste trabalho diuturno dessas empresas e profissionais, que temos orgulho em representar.
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