Twitter Facebook Facebook
12 de julho de 2018 - Ano 09 - Nº 486
Opinião
 

“As delegacias do CRCSP têm o papel importante de assessorar os profissionais da contabilidade na região onde estão instaladas”
Saiba como a Comissão de Gerenciamento e Controle das Delegacias colabora com o importante trabalho dos representantes do CRCSP


Empresário contábil e advogado, o conselheiro do CRCSP, José Carlos Duarte Leardine, é o coordenador da Comissão de Gerenciamento e Controle das Delegacias, na gestão 2018-2019. Nesta entrevista, ele fala sobre a importância das delegacias para os profissionais da contabilidade em todo o Estado de São Paulo.

Qual o papel das delegacias do CRCSP?
As delegacias do CRCSP têm o papel importante de assessorar os profissionais da contabilidade na região onde estão instaladas. As delegacias fazem com que o Conselho Regional chegue mais próximo dos profissionais para facilitar as suas relações. São ainda atribuições dos delegados auxiliar a fiscalização exercida pelo CRCSP, especialmente na apuração do exercício ilegal da profissão, promovendo e divulgando os atos do CRCSP e mantendo estreito relacionamento entre as Instituições de ensino de Contabilidade na sua região, dentre outras atribuições.

Quais os serviços que elas oferecem?
As delegacias realizam em seus expedientes o protocolo de processos de registro profissional, registro de empresas de contabilidade, baixas de registro profissional e de empresas, pedidos de denúncias do exercício ilegal da profissão, denúncias contra o descumprimento de normas pelos profissionais e, entre outras, a entrega das carteiras de identidade profissional.

Como é feita a escolha dos delegados e por quanto tempo eles permanecem no cargo?
A primeira etapa para escolha de um delegado do CRCSP é feita por meio do Departamento de Fiscalização, que vai até a cidade para realizar uma pesquisa junto aos empresários da contabilidade local, para saber quem gostaria de se candidatar ao cargo e a quem o profissional indicaria ao cargo. Depois deste levantamento, o processo passa por uma análise da Comissão de Gerenciamento e Controle das Delegacias, onde os membros tomam como base os mais votados e analisam se têm as qualificações necessárias para representar o CRCSP naquela região. Posteriormente, é feito um relatório pela Comissão, com a indicação do profissional ao cargo de delegado, dirigida ao Conselho Diretor, que tem a função institucional de nomear o representante do CRCSP.

Obedecendo a Resolução CRCSP n.º 1.080/2011, os delegados exercem suas funções por quatro anos, podendo ter até duas reconduções consecutivas por igual período, a critério do Conselho Diretor.

Quantas delegacias o CRCSP possui e como o profissional pode se informar sobre cada uma delas?
Atualmente, temos 130 delegacias, divididas em 18 delegacias regionais e 112 delegacias locais. Até 31 de julho de 2018 serão 147, sendo 18 Regionais e 119 locais. Para o profissional tomar conhecimento sobre elas, é só acessar o site www.crcsp.org.br, na aba delegacias. Ao clicar, o profissional vai encontrar a relação em ordem alfabética e pode localizar o município desejado, encontrar a foto com o nome do delegado, o endereço, telefone e horários de funcionamento.

Qual será a agenda de trabalho da comissão nesta gestão?
Para o ano de 2018 a agenda é acompanhar, analisar e propor os procedimentos de nomeação, remanejamento e exoneração dos delegados regionais e locais, de acordo com o que estabelece a Resolução CRCSP n.º 1.080/2011, em conformidade com as determinações da presidente do CRCSP.

Qual é a composição da Comissão de Gerenciamento e Controle das Delegacias?
Sou o coordenador; o conselheiro Manoel do Nascimento Veríssimo é o vice-coordenador e são membros da comissão os conselheiros Emir Castilho, Jairo Balderrama Pinto, João Edison Deméo, Luiz Cláudio da Costa, Manassés Efraim Afonso, Wander Pinto, Wanderley Aparecido Justi Júnior e Willian Peterson de Andrade.