Um dos mais jovens conselheiros do CRCSP, Paulo Roberto Martinello Júnior é empresário e consultor contábil, pós-graduado em Perícia Judicial e Auditoria e está à frente da Comissão de Assessoramento à Fiscalização e ao Registro do CRCSP. Nesta edição do CRCSP Online ele explica que os componentes da comissão tem a importante colaboração dos funcionários da Fiscalização e do Registro do Conselho.
Por que é importante ter uma comissão assessorando os departamentos de Fiscalização e de Registro?
A Comissão de Assessoramento à Fiscalização e ao Registro foi criada com o intuito de dar suporte ao Vice-Presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina e ao Vice-Presidente de Registro, além dos departamentos subordinados, no sentido de apreciar expedientes que sejam inéditos ou que não se tenha uma clara convicção sobre o assunto. Desta forma, a comissão é formada por conselheiros que possuem vasta experiência, não só perante o ordenamento jurídico que compõe o CRCSP, como também a experiência profissional de cada membro é levada em consideração dentro das várias áreas de atuação da contabilidade, tais como perícia, auditoria, empresários da contabilidade.
Quais são suas expectativas como coordenador dessa comissão?
A minha expectativa como coordenador é que a Comissão consiga dirimir e resolver todos os casos levados a ela, buscando alcançar sempre o melhor resultado, pautando-se na ética.
O que é levado em consideração nesse suporte aos departamentos?
Nos dias atuais as informações e a velocidade com que essas informações chegam provocam situações novas e é neste ponto que a comissão atua, ou seja, reunindo-se juntamente com os Departamentos de Fiscalização e Registro, na busca em conjunto por soluções.
Como funciona a integração entre a comissão e os funcionários do CRCSP dos respectivos departamentos?
A comissão se reúne mensalmente e nessa reunião estão presentes, além dos membros, também alguns funcionários responsáveis pelos Departamentos de Fiscalização e Registro, pois são eles que vivenciam o dia a dia e a bagagem que eles nos fornecem é de suma importância para o desenvolvimento dos trabalhos.
A comissão fará sugestões às Vice-Presidências sobre pontos que podem ser desenvolvidos?
Além de analisar assuntos inéditos, a comissão também possui o papel de dar suporte aos vice-presidentes de Fiscalização e Registro. Neste sentido, a nossa proposta é de contribuir sempre com ideias e procedimentos que visam melhorar o fluxo e a qualidade dos serviços prestados aos profissionais da contabilidade.
Quais são os membros da Comissão de Assessoramento à Fiscalização e ao Registro?
Eu estou coordenando a comissão; o conselheiro Roberto Yoshio Kuabata é o vice-coordenador e são membros os conselheiros Adriana Barbosa dos Santos, Adilvo Pinheiro de Oliveira Júnior, Alexandre Juniti Kita, Bruno Roberto Kalkevicius, Eduardo Affonso de Vasconcelos, Hamilton Ubirajara Meneghel, Luis Carlos do Rego, Luiz Cláudio da Costa, Manassés Efraim Afonso, Márcio Zago, Renato Prone Teixeira da Silva, Vera Lúcia Vada e Wander Pinto.
|