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16 de agosto de 2018 - Ano 09 - Nº 491
Opinião
 

“Ampliar o acesso à informação é a principal contribuição da Comissão de Desenvolvimento de Conteúdo”
O conselheiro Alexandre Sanches Garcia explica os objetivos dessa comissão


A Comissão de Desenvolvimento de Conteúdo do CRCSP na gestão 208-2019 está sendo coordenada pelo conselheiro Alexandre Sanches Garcia. Mestre em Contabilidade e doutor em Administração de Empresas, diretor de pós-graduação da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap) e professor do Mackenzie, nesta conversa ele nos fala da importância dessa comissão para o desenvolvimento do profissional da contabilidade.

 Por que foi criada a Comissão de Desenvolvimento de Conteúdo?
A Comissão de Desenvolvimento de Conteúdo foi criada por meio da Portaria CRCSP n.º 21, de 6 de abril de 2018, com o objetivo indicar e revisar conteúdos com temas voltados para a atualização do profissional da contabilidade.

Quais são as tarefas dessa comissão?
As tarefas planejadas para o mandato dessa comissão são:

  • elaboração da Síntese Semanal, que é um conjunto de notícias (novas normas) de interesse do profissional da contabilidade;
  • indicação de temas para desenvolvimento de conteúdos a distância;
  • criação de um banco de teses e dissertações produzidas pelas seis instituições de ensino de São Paulo, que ofertam cursos de mestrado e doutorado;
  • elaboração de estudo para implantação da biblioteca digital;
  • indicação de temas para elaboração de conteúdo em ebooks e podcasts

A quem a Comissão de Conteúdo se reporta?
A Comissão de Desenvolvimento de Conteúdo se reporta à Vice-Presidência de Desenvolvimento Profissional e à Câmara de Desenvolvimento Profissional, com suporte total da Gerência de Desenvolvimento Profissional.

Quais os tipos de conteúdo sugeridos pela comissão?
São conteúdos para atualização profissional, cujos interessados poderão se aprofundar em temas técnicos atuais da contabilidade. Por exemplo, a Síntese Semanal sempre apresenta as principais alterações na legislação ocorridas nas esferas federal, estadual e municipal que impactam os trabalhos da contabilidade.

O banco de teses e dissertações fornecerá um resumo dos trabalhos finalizados e defendidos em bancas examinadoras de mestrados e doutorados, podendo o profissional acessar o trabalho para maior detalhamento do assunto pesquisado. Os conteúdos a distância, ebooks e podcasts sempre abordarão assuntos atuais da contabilidade.

Qual será a contribuição da comissão para o desenvolvimento dos profissionais da contabilidade?
Ampliar o acesso à informação para fins de atualização profissional é a principal contribuição dessa comissão. A disponibilização de todas essas ferramentas, como a síntese semanal, banco de teses e dissertações, conteúdos à distância, ebooks e podcasts, além da consulta aos livros por meio da biblioteca digital serão as formas de alcançar todos os profissionais registrados no Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo. É a tecnologia permitindo o acesso a conteúdos riquíssimos de contabilidade aos profissionais que se encontram mais distantes da capital.

Quem são os componentes da Comissão de Desenvolvimento de Conteúdo?
Coube-me a coordenadoria; o vice-coordenador é o conselheiro Bethel Corcoruto Lombardi; os membros são os conselheiros Márcio Lério da Silva, Fernando Almeida dos Santos, Eduardo Affonso de Vasconcelos, Bruno Roberto Kalkevicius, Caio Martins dos Santos e Luis Carlos do Rego.