Twitter Facebook Facebook
11 de outubro de 2018 - Ano 09 - Nº 499
Opinião
 

"A Comissão de Desenvolvimento Científico tem como finalidade a valorização educacional e cultural das Ciências Contábeis"
Comissão vai elaborar um e-book contendo todas as dissertações e teses já entregues, por assuntos


O vice-presidente de Administração e Finanças do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, gestão 2018-2019, José Donizete Valentina, é o novo coordenador da Comissão de Desenvolvimento Científico do Conselho. Empresário da contabilidade, diretor do Grupo Provector Soluções Integradas, especializado em auditoria contábil, planejamento societário e empreendedorismo, Donizete é graduado em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) e mestre em Educação, com ênfase em Contabilidade. Diretor do Sindicato dos Contabilistas de Campinas (Sindcon Campinas) e coordenador da pós-graduação de Controladoria e Finanças do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Campinas (Senac Campinas), ele fala quais são os planos da Comissão de Desenvolvimento Científico. 

Quais são os objetivos da Comissão de Desenvolvimento Científico?
A Comissão de Desenvolvimento Científico tem como finalidade a valorização educacional e cultural, a imagem, desenvolvimento e estímulo ao conhecimento filosófico, científico e tecnológico das Ciências Contábeis, fomentar a pesquisa acadêmica e a produção de artigos, bem como avaliar os trabalhos acadêmicos de mestrado e de doutorado para a premiação destes e os currículos dos candidatos ao prêmio Professor Notável.

Quais são as tarefas da comissão?
Além dos objetivos acima, pretendemos elaborar um e-book contendo todas as dissertações e teses já entregues, por categorias (assuntos).

A quem a Comissão de Desenvolvimento Científico se reporta?
A comissão se reporta à Presidência do CRCSP.

A Comissão de Desenvolvimento Científico é uma das maiores em termos de quantidade de componentes. Qual é o critério para fazer parte da comissão?
A prioridade é que seus membros sejam acadêmicos, com mestrado e doutorado. Aos doutores, caberá a avaliação das dissertações e teses. À comissão de forma geral, caberá a elaboração do e-book. Priorizamos, também, os membros da Academia Paulista de Contabilidade. Todos os que fazem parte, foram previamente consultados.

A comissão é responsável por escolher os vencedores de alguns prêmios oferecidos pelo CRCSP. Que prêmios são estes?
São dois, o prêmio da melhor tese de doutorado e das três melhores dissertações de mestrado dos programas reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) de stricto sensu. E o Prêmio José Joaquim Boarin – Professor Notável, concedido ao professor de Instituição de Ensino Superior (IES), que se destacou no meio acadêmico, por indicação das próprias IES do Estado de São Paulo.

Como é feita a escolha dos vencedores do prêmio de Melhor Tese de Doutorado e de Melhores Dissertações de Mestrado?
As IES que possuem o programa da Capes de stricto sensu, poderão enviar seus cinco melhores trabalhos de mestrado e de doutorado. Os trabalhos recebidos, sem identificação da IES, aluno e orientador, são encaminhados aos doutores para sua avaliação e nota. Cada trabalho é encaminhado para três avaliadores/doutores e, após recebermos a avaliação, extraímos a média.

O critério de avaliação é prevista na Resolução CRCSP no.1.176/2014, em seu artigo 15: a) aplicação prática (peso 5); b) contribuição para a melhoria do conhecimento contábil (peso 4); c) atualidade do trabalho (peso 3); d) Presença da função educativa da ciência contábil (peso 2); e) demonstração adequada da relação entre o conhecimento teórico e o meio profissional (peso 1).

A tese de doutorado que obter melhor média é a vencedora e as três melhores dissertações (1ª, 2ª e 3ª) também são premiadas.

Quem são os componentes da comissão?
Eu sou o coordenador; o vice-coordenador é o conselheiro Alexandre Sanches Garcia; os componentes são os conselheiros Elizabeth C. Maurenza de Oliveira; Adriano Gilioli; Valmir Leôncio da Silva e Fernando de Almeida Santos. Também contamos com os colaboradores: José Carlos Maion, Mauro Gallo, Álvaro Augusto Ricardino Filho, Alexandre Gonzales, Edgard Bruno Cornachione Júnior, Jorge Andrade Costa, Henrique Formigoni, Wilson Toshiro Nakamura, Camila Boscov, César Augusto Biancolino, George André Willrich Sales, Marcos Reinaldo Severino Peters, Marta Cristina Pelúcio Grecco, Napoleão Verardi Galegale, Octávio Ribeiro de Mendonça, Eduardo Flores e Maria Thereza Pompa Antunes.