Contadora, advogada, professora de pós-graduação e autora de vários livros, a empresária Tânia Gurgel, especialista em Sped e eSocial, é uma dos 12 contadores mais influentes no Brasil. Ganhadora do título honorifico de embaixadora Divine Académie Française des Artes, Lettres et Culture, da França, Tânia nos conta um pouco da sua carreira vitoriosa.
Em que momento da sua vida a senhora decidiu cursar Ciências Contábeis?
Atuava na área de sistema na década de 80 e foi me dada a missão de automatizar as rotinas contábeis, que na época era realizado praticamente de forma mecânica e sua apuração era de forma bem artesanal, demorando dias para apuração do resultado.
Na época pensei que somente um curso técnico em contabilidade me permitiria compreender a plenitude da contabilidade. Fiquei surpresa, pois estamos falando em uma época de muitos cálculos, devido a inflação gigantesca no Brasil, além da complexidade de cálculo para apuração da correção integral, correção monetária dos ativos e patrimônio líquido. Fui me apaixonando a cada dia pela magnitude dessa área, não pensei muito e me convenci a mudar de área e me aperfeiçoar fazendo minha segunda formação acadêmica na época. Sempre estive apaixonada pela complexidade e a grande ferramenta empresarial que é a Contabilidade, a bússola das empresas e de todos os usuários das informações. É uma área de estudos constantes e dinâmicos, que sempre está a frente da evolução do mercado empresarial e também do mercado digital.
Como foi ingressar em uma profissão até pouco tempo tida como “masculina”?
No início sofri muito, porque estamos falando do século passado, onde essa área era dominada por homens. Tive que fazer muitas vezes o dobro das tarefas, sim o dobro de tarefas, acho que queriam me fazer desistir, mas a cada desafio mais era minha vontade de demonstrar que nós mulheres poderíamos também ser grandes profissionais da controladoria. E liderar os homens era uma tarefa bem difícil, eles não estavam acostumados a ser comandados por uma mulher, mas com muita paciência, resiliência e sabedoria superei todos os desafios, e posso afirmar que por onde passei deixei grandes amigos que até hoje tem carinho por minha pessoa e respeito por meu conhecimento.
Como contadora, o que mudou na sua vida?
Toda minha vida profissional devo à Contabilidade. Ter conhecimento de sistemas e a revolução que a Contabilidade teve nestes últimos 30 anos, e ter sempre me preparado para os novos desafios me fizeram chegar aonde uma menina de família humilde jamais sonhou.
Atualmente, o que a senhora faz?
Há 20 anos tenho uma empresa contábil e também sou agraciada com a missão de compartilhar meus conhecimentos contábeis, tributários e dos módulos do Sped em palestras pelo Brasil por meio de treinamentos e em sala de aula. Sim, amo também ministrar aulas, estar com pessoas e incentivar todos, demonstrando que na vida o maior bem é o conhecimento, que todos são capazes de crescer e alcançar seus sonhos, trabalhando muito e acima de tudo compartilhando o saber. Ministrando aula pude conhecer todo o Brasil e aprender muito a cada dia.
A senhora é uma dos 12 contadores mais influentes do Brasil. Como conquistou esse posto?
Primeiramente acredito em Deus, o apoio que sempre tive de minha família, amigos(as) e alunos(as) e na linda missão e arte de compartilhar o que aprendi com grandes mestres. Eles plantaram a sementinha do saber, que multipliquei onde passei, em empresas, entidades, instituições de ensino ou mesmo nas redes sociais.
Nunca meço esforços em ajudar os amigos e amigas, empresas e entidades, gosto de compartilhar temas atuais pelas redes sociais, ajudo diversos profissionais por meio de artigos, livros, palestras enfim, tudo isso é uma construção. Tudo que compartilhamos se multiplica. O que se faz com amor, atitude e, acima de tudo, com o intuito de elevar o próximo, o reconhecimento e respeito do mercado são consequências, mas nunca sonhei com tudo isso, a cada dia minha palavra constante é de gratidão a Deus.
É conhecida também como especialista em Sped. Quais as inovações que o Sped trouxe para a Contabilidade?
Eu tinha a experiência de mais de 30 anos de mercado. Com o surgimento do Sped eu estava no momento certo e na hora certa, pois conhecendo sistemas eletrônicos e a área de controladoria e gestão, o Sped foi um casamento perfeito para minha carreira acadêmica e profissional. Compartilho que a inovação tecnológica e de gestão em tempo real proporciona ao mercado a velocidade necessária para o gestor tomar as decisões necessárias com precisão.
Ninguém tem saudade do volume de papeis que tínhamos que manusear para apurar os dados. Atualmente temos precisão de informação em fração de segundos, o Sped trouxe para contabilidade um status de gestão e informação que só os profissionais do Brasil detém e, sem dúvida, iremos expor esse conhecimento para mundo,
A senhora escreveu um livro sobre eSocial. Qual é a sua opinião sobre a introdução do eSocial?
O eSocial é um projeto do governo federal do Brasil que visa unificar o envio dos dados sobre trabalhadores em um site e permitir que as empresas prestem as informações uma única. Proporcionará aos profissionais do setor de Recursos Humanos mais tempo para fazer gestão de pessoas, as invés de ficar replicando aos inúmeros entes obrigações acessórias.
O eSocial é o resgaste da dignidade humana, ou seja, quando tiver todas as informações nesse sistema, os trabalhadores não terão que ficar guardando inúmeros documentos para provar o que é seu de direito, nem ser humilhados em filas de INSS.
Há casos de desconfiança nas informações, principalmente dos mais humildes, que não têm noção de toda a documentação probatória de seus direitos. Por exemplo, o formulário previdenciário de nome PPP, documento que dá direito à aposentadoria especial, sem falar dos direitos trabalhistas, que muitas vezes são supridos. Sei que esse momento é de muito trabalho para todos os profissionais, mas no futuro ganharão as empresas e os trabalhadores.
A senhora é coautora do livro “O Segredo do Sucesso – Da Teoria ao Topo: Histórias de Executivos da Alta Gestão”. Sobre o que é esse livro?
Pelos serviços prestados à sociedades alguns executivos foram escolhidos por meio de uma rigorosa seleção. Eu fui convidada pela diretoria do Grupo da Alta Gestão a contar parte da minha trajetória empresarial no volume IV dessa obra literária, o que já era um prêmio à minha carreira e à minha vida. O Grupo Alta Gestão submeteu essa obra literária à Divine Académie Française des Artes, Lettres et Culture, na França, e fui escolhida entre empresários da receber a medalha de ouro e o título honorifico de embaixadora da Académie na França e também a uma noite de autógrafos do livro no Carrousel do Louvre.
Ao ser homenageada recentemente pela Divine Académie Française des Artes, Lettres et Culture, na França, como a senhora se sentiu?
Representar nosso Brasil na França me fez muito feliz e essa homenagem eu compartilho com todos os profissionais da contabilidade e o Sped. Estar no Carrousel do Louvre autografando a obra me fez a pensar em todos os degraus superados. Passou um filme em minha cabeça, quantos anos de estudo e dedicação e atitude, a sensação foi de missão cumprida e deixar esse legado à sociedade me enche de orgulho. A mensagem de que se eu consegui, outros também podem conseguir. Acima de tudo, a gratidão a Deus, à família e amigos, que sempre me motivaram.
A senhora está satisfeita com o papel desempenhado pela mulher na sociedade hoje ou almeja mais?
A mulher sempre estará em busca de melhorar seu papel na sociedade, evoluímos muito desde o século passado e cada ano alcançamos destaque em várias áreas. Mas, nosso trabalho está só no começo, pois há países que ainda limitam o poder das mulheres. Só estarei feliz quando não houver mais desigualdade no mundo, enquanto ainda existir há trabalho a ser realizado.
O que a senhora diria para quem está começando na profissão contábil?
Eu sempre menciono que temos que nos espelhar em grandes mestres e exemplos. Sou fruto disso, venho de uma família muito humilde, que sempre me apoiou com palavras de incentivo, dizendo que na vida poderiam me roubar tudo, menos o conhecimento. Também sempre me inspirei em uma frase do grande ídolo Ayrton Senna que dizia: “Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá”. Sou exemplo vivo dessa frase!
Por fim, quero deixar aqui mais uma linda canção de minha adolescência, sim humilde mas com muita força de crescer, “Lua de Cristal”. Toda vez que precisava de força eu a cantava, não vou reproduzir tudo mais deixo essa mensagem a todos.
“Tudo pode ser, se quiser será
O sonho sempre vem pra quem sonhar
Tudo pode ser, só basta acreditar
Tudo que tiver que ser, será
Tudo que eu fizer
Eu vou tentar melhor do que já fiz
Esteja o meu destino onde estiver
Eu vou buscar a sorte e ser feliz
Tudo que eu quiser
O cara lá de cima (Deus) vai me dar
Me dar toda coragem que puder
Que não me falte forças pra lutar
Vamos com você.
Nós somos invencíveis, pode crer.”
A Contabilidade nos torna invencíveis. Pode crer! |