Atividades para Estudantes do Curso de Ciências Contábeis

Desenvolvimento Profissional

  Homenagem aos Melhores Formandos

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) homenageia os melhores bacharéis de Ciências Contábeis que tenham sido aprovados no exame de suficiência.

A premiação é de caráter exclusivamente cultural e tem como objetivo incentivar a qualidade acadêmica, o aprimoramento técnico e a aproximação dos futuros profissionais da contabilidade ao seu Conselho profissional, divulgando o bom exemplo de patronos, notáveis contadores que contribuíram para o desenvolvimento da profissão.

O CRCSP acredita que o reconhecimento aos melhores bacharéis em Ciências Contábeis aprovados em exame de suficiência é uma ação de valorização profissional. A entidade também incentiva o registro em CRC pois a prestação de serviços contábeis por pessoas sem registro profissional traz enorme prejuízo à sociedade e aos profissionais regulares. Afinal, profissional registrado é profissional qualificado e manter seu registro regular é um compromisso ético.

O patrono do Diploma de Mérito 2023 é o contador Ernesto Rubens Gelbcke. Uma figura expoente da profissão contábil, um exemplo de profissional e de ser humano que deixou ensinamentos que hoje podem servir de base para os nossos profissionais.

Para indicar o(a) melhor formando(a), é necessário preencher o formulário de indicação de estudante, limitando-se a um(a) formando(a) por instituição. A indicação feita pela instituição de ensino deve ter como base o aproveitamento durante todo o curso e a aprovação no exame de suficiência do bacharel. Consulte a lista dos aprovados em crcsp.org.br/portal/exames/suficiencia.htm.

O Departamento de Desenvolvimento Profissional está à disposição para maiores informações ou esclarecimentos, através do Portal > Contato > Fale Conosco.

  Programa de visita à sede do CRCSP

Estudantes de cursos contábeis podem conhecer a sede do CRCSP. As visitas são monitoradas e podem ser agendadas às quartas-feiras, em horário previamente agendado.

A visita monitorada inclui:

  • Palestra sobre a carreira contábil;
  • Atividade prática sobre o Código de Ética Profissional do Contador;
  • Visita as dependências do CRCSP e ao Espaço Arte e Cultura, Espaço Interativo Educacional e Profissional Armando Andrade;
  • Centro de Memória da Contabilidade Paulista Professor Joaquim Monteiro de Carvalho.

Os participantes recebem certificado de participação e as fotos registradas durante a visita podem ser acessadas no Histórico de Notícias do portal.

Professores e coordenadores podem agendar a visita, clicando no botão abaixo.

IMPORTANTE: Para entrada no prédio e emissão do certificado é necessário preencher o seguinte cadastro:

AVISO: De acordo com as normas de segurança, a quantidade de visitantes no Programa de Visita é limitada e esta sujeita à aprovação do CRCSP.

O Departamento de Desenvolvimento Profissional está à disposição para maiores informações ou esclarecimentos, através do Portal > Contato > Fale Conosco.

  Palestra nas Instituições de Ensino

O CRCSP vai às instituições de ensino de todo o Estado de São Paulo e realiza palestras aos futuros contadores sobre as oportunidades da carreira contábil.

Com informações relacionadas ao mercado de trabalho e aos diferentes segmentos de atuação disponíveis após a graduação em Ciências Contábeis, os temas são ministrados pelos conselheiros e delegados representantes do CRCSP.

Ao solicitar a palestra, é possível optar por um dos seguintes temas:

  • Carreira: Orientações aos Futuros Contadores sobre a Carreira e a Profissão;
  • Carreira: Auditoria;
  • Carreira: Contabilidade no Terceiro Setor;
  • Carreira: Perícia – Como se Tornar um Perito Contábil de Sucesso;
  • Carreira: Contabilidade Pública;
  • Jovens Contadores Conectados com a Tecnologia;
  • Empreendedorismo na Gestão de Empresa Contábil;
  • Ética para o Sucesso na Profissão Contábil.

Coordenadores e professores de cursos contábeis podem solicitar uma palestra do CRCSP aos seus alunos, clicando no botão abaixo.

O Departamento de Desenvolvimento Profissional está à disposição para maiores informações ou esclarecimentos, através do Portal > Contato > Fale Conosco.

Estudante, caso ainda não tenha o cadastro

O cadastro será liberado em até 20 dias úteis e após o estudante poderá participar:

  • Das atividades do CRCSP: com emissão de certificado para horas complementares e acesso ao material de apoio
  • Conteúdos à Distância: carga horária de 4 horas no certificado se aprovado
  • Teste seus Conhecimentos: com base na última prova do exame de suficiência, o estudante pode acessar a prova e responder as questões para verificar a quantidade de acertos e se preparar melhor para o próximo exame
  • Acesso a e-books