Balanço Socioambiental CRCSP 2017

Dia do Profissional da Contabilidade
Em 15 de maio, o CRCSP realizou em sua sede a solenidade em comemoração ao Dia do Profissional da Contabilidade. Durante a cerimônia, foi concedida a medalha Joaquim Monteiro de Carvalho a Antônio Carlos Machado e Antônio Moraes de Araújo, por suas contribuições para o desenvolvimento e valorização da profissão.
O presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo (Fecontesp) na gestão 2013-2016, José de Souza, também foi homenageado e recebeu a medalha Pedro Pedreschi.

Aniversário do CRCSP
Em 11 de dezembro, o CRCSP realizou em sua sede a cerimônia em comemoração aos 71 anos de fundação da entidade, completos no dia 14 desse mês.
Foram entregues na solenidade a premiação Teses e Dissertações, o Prêmio José Joaquim Boarin – Professor Notável 2017 e as medalhas Joaquim Monteiro de Carvalho, concedida a Domingos Orestes Chiomento e Pedro Arnaldo Fávaro, e Pedro Pedreschi, conferida a Clóvis Ailton Madeira e José de Souza.

Teses e Dissertações
Na categoria dissertações de mestrado, foram premiados os trabalhos acadêmicos:
  • “O Impacto da Implantação do Sistema Público de Escrituração Digital – Sped – nas Empresas do Setor Têxtil e de Confecção, Segundo a Percepção dos Gestores das Empresas”, de Mauri José Alberti;
  • “Impacto da Adoção do IFRS na Avaliação das Empresas Brasileiras”, de Israel Efraim Guimarães;
  • “Estudo do Impacto da Primazia da Essência sobre a Forma nas Demonstrações Financeiras em IFRS dos Cinco Maiores Conglomerados Financeiros do Brasil”, de Flávia Augusta Belcorso da Silva.
O doutor José Marcos da Silva foi premiado na categoria doutorado, com a tese “A Influência da Vida Organizacional sobre o Nível de Planejamento Tributário”.

Professor Notável
O doutor José Carlos Marion foi o escolhido para receber o Prêmio José Joaquim Boarin – Professor Notável 2017, como reconhecimento às suas contribuições para a Ciência Contábil.

Premiação de artigos na 25ª Convecon
Durante a 25ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo (Convecon), realizada de 9 a 11 de outubro em São Paulo, foi entregue a medalha Professor Hilário Franco ao doutor Wellington Rocha e apresentados artigos técnicos sobre temas contábeis.

Foram premiados os artigos:
  • “Capital Social das Sociedades Cooperativas – Reclassificação Contábil”, de Massao Hashimoto;
  • “Exame de Suficiência e Enade: Caminhamos para o mesmo Objetivo?”, de Juliano Augusto Orsi de Araújo;
  • “A Percepção dos Auditores e dos Auditados sobre o Trabalho da Auditoria Interna na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos”, de Émerson Nogueira Sales.