Twitter Facebook
03 de março de 2016 - Ano 08- Nš 367
Por Dentro da Contabilidade
 
São Paulo ganha Observatório Social para monitorar gestão dos recursos públicos
Constituição do Observatório acontece no dia 3 de março, às 19h, na Fecap


Você sabia que está sendo formado na capital o Observatório Social do Brasil – São Paulo (OSB-SP), que tem como objetivo evitar impropriedades, ilegalidades e desvios dos recursos públicos?!

Órgãos de controle social, entidades representativas (sociais e empresariais) grupos sociais organizados, investidores sociais e membros da sociedade civil participam do Observatório como forma de impedir a corrupção e auxiliar a gestão da cidade na correta aplicação dos recursos que vêm dos impostos paulistanos.  

No dia 3 de março, às 19h, acontece a Assembleia de Constituição do Observatório de São Paulo. O convite é aberto para todos os moradores de São Paulo e o CRCSP, que apoia esta iniciativa, convida os profissionais contábeis para participar.

Durante a Assembleia será aprovado o Estatuto Social e eleito e empossado o Conselho Diretor e Conselho Fiscal do Observatório do município de São Paulo.

O que é o OSB-SP
Trata-se de uma organização criada pela sociedade civil, que promove a cidadania fiscal e trabalha pela transparência na gestão do município.

Profissionais, estudantes e cidadãos comuns poderão acompanhar, de forma sistemática, organizada e preventiva, as ações da administração pública e ajudar na monitoração de políticas públicas, instituídas para os moradores de São Paulo. Profissionais contábeis voluntários podem contribuir muito para os Observatórios Sociais.  

Para o presidente do CRCSP, Gildo Freire de Araújo, participar de um Observatório Social e exercer esse controle social é ter consciência da diferença que a ação de cada pessoa faz no mundo, saber que as iniciativas locais contribuem para a harmonia geral e ser íntegro.

Atualmente a Rede Observatório Social do Brasil (OSB) está presente em mais de 100 cidades brasileiras, espalhadas por 19 Estados. Nos últimos três anos, 50 municípios já tiveram a economia de R$ 1 bilhão aos cofres públicos locais, graças às ações dos OSB.

Os profissionais do Estado de São Paulo interessados em participar da ação, podem se cadastrar no Subprograma 1 - Rede Nacional de Cidadania Fiscal – Observatórios Sociais, do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC).