Nesta semana, no CRCSP Online, vamos conhecer a Comissão CRCSP Jovem. Quem fala sobre o assunto é o coordenador da comissão e conselheiro do CRCSP, Paulo Roberto Martinello Júnior.
Ele se considera um entusiasta da profissão contábil e diz não ter dúvida de que a Contabilidade é a profissão do futuro. Sobre a importância da força jovem no atual cenário econômico e financeiro do Brasil, diz ainda “que “qualquer mudança na história, na política e no desenvolvimento econômico deste país passou e ainda passará pela participação ativa da juventude”.
O CRCSP tem se aproximado cada vez mais dos estudantes realizando palestras dentro das instituições de ensino. Qual o objetivo?
O objetivo é orientá-los sobre as oportunidades e desafios do mercado de trabalho e incentivá-los a obter o registro profissional, após a conclusão do curso e a aprovação no Exame de Suficiência. No encontro com os jovens, representantes da entidade falam sobre a importância do Conselho, órgão que regulamenta a profissão e que fará parte da vida desses futuros profissionais.
Como as instituições podem solicitar a palestra?
Para solicitar a palestra, a instituição deve preencher o formulário disponível no portal do CRCSP. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail desenvolvimento@crcsp.org.br.
Essas atividades são coordenadas pela Comissão CRCSP Jovem. Quais outros objetivos da comissão?
A comissão tem o objetivo de motivar aqueles que estão estudando, mostrando as muitas oportunidades de trabalho oferecidas pela carreira contábil. Também divulgamos o curso de Ciências Contábeis para alunos dos níveis fundamental e médio e também para a comunidade. Promovemos a valorização da profissão contábil para todos os públicos – sociedade, empresários e até mesmo para os próprios profissionais. Além disso, intensificamos a participação dos jovens nas atividades realizadas pelo CRCSP e demais entidades contábeis congraçadas. É importante que eles participem porque, assim, aprenderão e conhecerão muitas pessoas que são exemplos de profissionalismo na Contabilidade.
Os estudantes podem também participar de todas as atividades realizadas pelo Conselho na sede na entidade ou no interior do estado?
Sim, o CRCSP possibilita que estudantes do curso de Ciências Contábeis de todos os anos/semestres participem de atividades de educação continuada organizadas pela entidade em todo o estado. O aluno interessado deve preencher, imprimir e assinar a ficha cadastral e entregá-la na sede do CRCSP (Rua Rosa e Silva, 60, ou em uma das delegacias do CRCSP), junto com comprovante de matrícula, declaração (atestado) ou relação de alunos emitida pelo coordenador do curso ou da instituição de ensino. Após aprovação do cadastro, o aluno receberá uma senha para inscrição em palestras, seminários, oficinas e conteúdos a distância. A mesma senha dá direito à impressão de apostilas, emissão de certificados e acesso a outros serviços online.
Os estudantes recebem certificados?
Sim, e os alunos que participam das atividades podem usar o certificado como complemento de horas extracurriculares.
Quantos alunos estão cadastrados atualmente no CRCSP?
O número atual é de 8.066 alunos e a nossa meta é atingir o número de 15 mil até o final da gestão 2016-2017.
Nos cursos de Ciências Contábeis, os números de mulheres só aumentam. De acordo com o CFC, atualmente, 69% das vagas já são ocupadas por “elas”. Como observa esse força feminina na área contábil?
Historicamente a profissão contábil era exercida por homens. Porém como em todas as profissões, essa realidade mudou e as mulheres ocupam, cada vez mais, seu merecido espaço por meio de comprovada competência.
Neste domingo, mais de 11 mil candidatos farão o Exame de Suficiência para atuar como contador no Estado de São Paulo. Em sua opinião, qual a importância dessa avaliação?
O Exame de Suficiência é um marco na profissão contábil. Acredito que a avaliação exija que o recém-formado se empenhe mais nos seus estudos e que as instituições de ensino também saiam da zona de conforto atualizando constantemente a sua grade e melhorando o nível de ensino.
Quais as metas da comissão para este ano?
Entre as metas deste ano está a de promovermos a visitação de, pelo menos, três mil estudantes e jovens profissionais à sede do CRCSP. O nome do projeto é "Um dia de experiência no CRCSP". Trata-se de um programa de visitas monitoradas que permite aos estudantes conhecer o funcionamento do órgão responsável pelo registro, fiscalização e desenvolvimento profissional da profissão que eles irão exercer. Os visitantes podem vivenciar um pouco do dia a dia contábil e associar essa experiência ao aprendizado recebido em sala de aula. A simulação de um tribunal de ética e disciplina é uma das atividades realizadas com os alunos durante a visita. Além disso, todos terão a oportunidade de conhecer o Centro de Memória da Contabilidade Paulista. Nesta gestão também queremos cadastrar 15 mil estudantes no portal do Conselho. Todos poderão participar das atividades de desenvolvimento profissional.
Estamos em crise no Brasil. Como você vê o papel do jovem e do recém-formado nesse cenário no qual a população clama por ética e transparência?
Infelizmente, a falta de ética e transparência é predominante em todas as classes sociais e atividades profissionais. Por isso o jovem dentro desse contexto tem papel fundamental. Cabe a ele, com motivação, força e esperança, reivindicar e participar de movimentos sociais e políticos. Qualquer mudança na história, na política e no desenvolvimento econômico deste país passou e ainda passará pela participação ativa da juventude.
Está programado algum encontro de estudantes para este ano?
Já estamos trabalhando na organização do Encontro de Estudantes de 2016 que deve ocorrer em novembro. Aguardamos a presença de mais de cinco mil alunos.
Como acha que o profissional da contabilidade moderno deve ser?
Proativo, comprometido e, acima de tudo, trabalhar com alegria.
Você, que também é jovem, que dicas daria para quem está entrando no mercado de trabalho, especialmente num mercado mais conturbado como vivemos hoje?
Sou um entusiasta da profissão contábil e não tenho dúvida de que a Contabilidade é sim a profissão do futuro. Atualmente, o país vive uma crise financeira e a economia sofre uma constante desaceleração, fazendo com que o faturamento das empresas caiam. Diante disso, a solução é reduzir gastos e é nesse cenário que os profissionais da contabilidade se encaixam com sua expertise na análise de custos, de relatórios gerencias. Nós, fazemos isso lado a lado com o empresário, contribuindo para a tomada de decisões. Importante ressaltar que não é só isso que garantirá o sucesso no mercado de trabalho. É necessária a busca constante de novos conhecimentos. |