Twitter Facebook
30 de março de 2017 - Ano 08 - Nš 422
CRCSP Notícias
 

Responsabilidades do profissional no cumprimento do Programa de Educação Profissional Continuada
Verificar se a atividade é pontuada; inserir no Sistema os comprovantes para atribuição de pontos são algumas das atribuições


O CRCSP listou algumas das principais responsabilidades que têm os profissionais contábeis que devem cumprir a Norma de Educação Profissional Continuada - NBC PG 12 (R2) e, consequentemente, o Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC).

O programa consiste na realização de atividades como palestras, convenções, treinamentos, autoestudos para o alcance de, no mínimo, 40 pontos por ano. São válidas somente atividades promovidas por capacitadoras credenciadas pelo Sistema CFC/ CRCs.

De acordo com CRCSP, é importante que os profissionais envolvidos na obrigatoriedade saibam que o cumprimento dessa pontuação depende, exclusivamente, de algumas ações que eles mesmos precisam realizar. São elas:

- verificar previamente o credenciamento da atividade da qual pretende participar. Veja aqui lista de capacitadoras, cursos e suas respectivas pontuações.

 - informar no sistema CRCSP os dados e comprovantes da participação nas atividades para a devida atribuição dos pontos. Acesse o portal e Serviços Online, por meio de login e senha.

- guardar os comprovantes por cinco anos. (Recomendação, porém não consta na Norma).

Como acompanhar a sua pontuação?
Acesse o portal do CRCSP.

  1. Acesse "Serviços Online" no canto superior direito, inserindo o seu registro e a senha.
  2. Verifique o total de pontuação em aquisição de conhecimento devendo ser de, no mínimo, 8 pontos.
  3. Verifique o total da pontuação que deverá ser atingida de, no mínimo, 40 pontos até 31 de dezembro.

O que acontece se o profissional descumprir a norma?
O descumprimento da NBC PG 12 é considerado infração às normas profissionais da contabilidade e ao Código de Ética Profissional do Contador. Além da baixa no Cadastro Nacional dos Auditores Independentes (CNAI), o profissional ficará sujeito a um processo administrativo no âmbito do CRC de seu registro. 

Para saber  quem deve cumprir a NBC PG12 e outras informações clique aqui.

Mais informações ou esclarecimentos - desenvolvimento@crcsp.org.br