Twitter Facebook
13 de abril de 2017 - Ano 08 - Nš 424
Opinião
 

No mês da Contabilidade, presidente do CRCSP afirma que profissão está mais viva do que nunca
"Precisamos de educação continuada para que a Contabilidade colabore cada vez mais para o crescimento das empresas e melhorias para a sociedade"


O Dia do Profissional da Contabilidade, celebrado em 25 de abril, é marcado por uma série de homenagens à classe contábil. Com 150 mil profissionais e 18 mil empresas de contabilidade registrados no estado, o presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo, contador Gildo Freire de Araújo, acredita que a data é para comemorar a crescente importância da profissão, mas alerta: "nossas responsabilidades aumentaram e precisamos da educação profissional continuada para que a Contabilidade colabore cada vez mais para o crescimento das empresas e melhorias para a sociedade".

O Dia do Profissional da Contabilidade, neste ano, ainda é comemorado em meio à turbulência econômica enfrentada pelo Brasil. O senhor está otimista ou acredita que ainda teremos tempos difíceis?
No Brasil começamos, sim, uma recuperação, embora lenta, por tantas denúncias de corrupção que ainda surgem. Isso tira dos investidores a credibilidade no país, mas entendo que a cada dia temos nos fortalecido na área dos negócios e como aprendizado de como devemos agir com a nossa classe política.

A burocracia no país dificulta o trabalho dos profissionais da contabilidade?
Infelizmente, ainda temos muito a fazer. Já tivemos alguma melhoria, mas não o suficiente.

Em tempos de maior demanda por transparência nos governos, como o profissional da contabilidade pode contribuir para tornar as informações mais acessíveis à sociedade?
A sociedade tem percebido cada vez mais a importância da transparência no mundo dos negócios e nos governos, principalmente. Os profissionais da contabilidade têm participado cada vez mais desse trabalho de reconhecimento, a divulgação das informações estão sendo feitas de forma mais didática, para melhor entendimento dos usuários.

Faltam profissionais da contabilidade na política brasileira, seja ocupando cargos políticos ou dando suporte técnico aos administradores das cidades, estados e do país?
Como mencionei, a Contabilidade tem sido um instrumento eficaz na gestão dos negócios, e não é diferente na área pública, que tem passado por mudanças relevantes na Contabilidade. A classe política tem que despertar para essa necessidade e também reconhecer essa importância. O Brasil precisa de profissionais da contabilidade que têm o conhecimento e que pode muito bem se utilizar de todas as ferramentas de gestão, com base nos resultados apurados e apresentados.

O profissional da contabilidade está com uma série de responsabilidades, como a de relatar para o Coaf operações suspeitas de lavagem de dinheiro. Como o senhor vê mais essa incumbência?
O Brasil precisa ser passado a limpo e temos que participar e atuar fortemente na recuperação da confiança em nosso país, evitando desvios, contrabandos e condutas que não condizem mais com a realidade. Eu diria que a sociedade passa a ter mais responsabilidades nos seus atos e ações e a incumbência mencionada, atribuída ao profissional da contabilidade, demonstra que a categoria está comprometida.

A profissão contábil no Brasil possui um Programa de Educação Profissional Continuada que está sendo ampliado para todos os segmentos da contabilidade. Qual a importância da Educação Continuada para o profissional da contabilidade?
O profissional precisa buscar sempre o seu desenvolvimento e o Programa de Educação Profissional Continuada desenvolvido pelo CRCSP atende amplamente essa necessidade, atuando em prol da categoria. Acesse mais informações, especialmente quem deve cumprir a NBC PG 12 no portal do Conselho.

Neste ano será realizada a 25ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado de São Paulo – o maior evento contábil do estado. O que os profissionais podem esperar dessa grandiosa Convenção?
Teremos uma programação com os temas mais relevantes e atuais no cenário contábil, na tecnologia, nos negócios e expositores com produtos que facilitam o desenvolvimento do trabalho profissional.

O Programa do Voluntariado da Classe Contábil (PVCC) permite ao profissional da contabilidade colocar o seu conhecimento a favor de causas sociais. De que forma o profissional interessado pode ajudar?
Participando do programa o profissional recebe treinamento e capacitação para atuar junto às entidades filantrópicas. Ao conhecer os subprogramas, pode colaborar diretamente na sua cidade, com as entidades do seu entorno, oferendo seu conhecimento técnico como apoio na gestão das entidades. Acessem o portal do CRCSP e cadastrem-se como voluntários .

Quais características o senhor considera mais importantes para o profissional da contabilidade desempenhar seu trabalho com excelência?
Conhecimento e capacitação técnica são fatores de suma importância na qualificação do trabalho e nos resultados que um profissional da contabilidade pode alcançar.

De vez em quando aparecem notícias sobre profissões que vão acabar, entre elas a do profissional da contabilidade. O que o senhor tem a dizer sobre isso?
Com o advento da tecnologia muitas tarefas, e não apenas na Contabilidade, foram automatizadas. O profissional da contabilidade trabalha com informações vitais para a saúde das empresas e com a sua expertise contribui para a melhor gestão das empresas e das entidades. Além disso, o profissional da contabilidade pode atuar como auditor, como perito, professor ou consultor. É uma profissão maravilhosa, digna de orgulho porque contribui para a sociedade e não vai acabar!