Twitter Facebook
4 de maio de 2017 - Ano 08 - Nš 427
Opinião
 

CRCSP contribui para a formação de futuros profissionais da contabilidade
Conselheiros e delegados participam de ação junto às instituições de ensino; nas próximas semanas vamos ouvir os palestrantes e IEs envolvidas


O CRCSP está realizando um trabalho intenso de relacionamento com as universidades do Estado de São Paulo que ministram cursos de Ciências Contábeis e também com escolas do Ensino Médio, apresentando a profissão contábil para quem ainda não decidiu que profissão seguir.

O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, José Aparecido Maion, explica que o principal objetivo dessa aproximação é mostrar aos alunos a importância da profissão contábil para o desenvolvimento de todo o país.

"Cientes dessa importância, eles buscarão sempre o conhecimento, atuarão devidamente registrados no Conselho e estarão prontos para o mercado de trabalho. O CRCSP se preocupa com a formação desses futuros profissionais da contabilidade e, por isso, está apresentando às instituições de ensino todas as ações do órgão que contribuem para aumentar os conhecimentos dos estudantes".

Para o sucesso dessa ação, o Conselho está contando com o apoio e o conhecimento de conselheiros e delegados da entidade, que têm ministrado palestras em diferentes municípios do estado, falando sobre os desafios e as oportunidades na carreira contábil. Os registros das apresentações podem ser conferido no blog da Comissão CRCSP Jovem, que está apoiando o projeto.

Nesta semana, o informativo CRCSP Online conversou com um dos conselheiros que deu a sua contribuição. Eduardo José Rodrigues esteve, no Dia do Profissional da Contabilidade (25 de abril) com alunos de Ciências Contábeis de Hortolândia e conta um pouco de sua experiência como representante do Conselho ao lado dos jovens.

Nas próximas semanas, vamos ouvir a opinião de outros conselheiros e delegados sobre as palestras e as perspectivas para a Contabilidade. Vamos conversar também com as instituições participantes do projeto.

No dia 25 de abril você ministrou palestra na Faculdade Adventista, de Hortolândia, para estudantes de Ciências Contábeis. Como foi a experiência de fazer parte dessa nova iniciativa do CRCSP de estar ao lado dos jovens, contribuindo para que a Contabilidade tenha bons profissionais no futuro?
É sempre maravilhoso estar ao lado do jovem, em especial do estudante, que muitas vezes carrega uma enorme ansiedade e o desejo de sucesso profissional. Penso que a estratégia criada pelo CRCSP de estreitar o relacionamento com as instituições de ensino e alunos, permite-nos uma interação ativa com este público. Eles desejam informações sobre as oportunidades no mercado de trabalho e as condições de atuação profissional.

Nestes encontros, além de contribuir para o enobrecimento de nossa profissão, temos a oportunidade em desmistificar o fundamental papel do Sistema CFC/CRCs, divulgando as diversas ações mantidas pela entidade, que vão muito além do Exame de Suficiência e o registro profissional.

Quantas pessoas participaram?
Honrosamente, tive a oportunidade de representar o CRCSP e discorrer para um público de 180 alunos universitários sobre o cenário da Contabilidade no Brasil e as perspectivas futuras da profissão, destacando os impactos da harmonização das Normas Brasileiras de Contabilidade, as recentes atualizações das normas profissionais, especificamente no que tange as perspectivas advindas com a Educação Profissional Continuada  e o fundamental apoio oferecido pelo CRCSP aos profissionais da contabilidade.  Foi uma experiência incrível. 

Que outros temas foram abordados?
Amante da Contabilidade, não pude deixar de externar a beleza desta profissão, o importante papel social desenvolvido pelo profissional da contabilidade e, é claro, a importância de nosso CRCSP. Procuramos demonstrar as diversas oportunidades no mercado de trabalho, na atuação em diversas funções como colaborador em empresas privadas, como empresários, como profissionais autônomos; na área de educação ou em autarquias e/ou em órgãos públicos. Objetivamente, tentamos demonstrar a real necessidade de estar preparado para o mercado de trabalho, destacando  a necessidade da Educação Continuada, a importância da participação ativa em entidades de classe para troca de experiências, a importância de nunca perder a visão generalista, mesmo tendo a oportunidade de especialização, e, por fim, a importância da ética como princípio básico profissional.

Você também é jovem. Conte um pouco sobre a sua decisão de seguir a profissão contábil. Quais os maiores desafios?
A fase pré-vestibular despertou em mim uma enorme vontade de me tornar um executivo na área de finanças, pois analisando o mercado de trabalho percebi que em uma economia nacional cíclica, este profissional nunca deixou de ser valorizado. Analisei também o conteúdo disciplinar das universidades e me apaixonei pela contabilidade ao perceber que, mais do que registrar atos e fatos, o profissional desta área tem em suas mãos um riquíssimo conteúdo gerencial e estratégico, fazendo da matéria uma ciência humana. Desde então, foram várias experiências ocupando funções distintas em empresas nacionais e multinacionais, sempre em gestão contábil. Hoje, percebo que os maiores desafios de minha carreira foram, na verdade, as maiores oportunidades.

As novas gerações encontram a Contabilidade em um momento diferente, onde tudo é informatizado. O que pensa sobre a importância do relacionamento próximo entre o empresário e o profissional da contabilidade?
Costumo dizer que a alta tecnologia sempre foi e sempre será uma forte aliada do profissional da contabilidade. É importante destacar que tais ferramentas tendem a otimizar os trabalhos operacionais que sempre foram muito intensos aos profissionais da contabilidade, especialmente no tocante às demandas do Fisco brasileiro. Com o processo de informatização, tem ficado claro que a assessoria contábil não se limita aos registros de atos e fatos. Entender a demanda dos clientes, buscar soluções estratégicas, atendendo às normas e regulamentos legislativos, planejar, controlar, avaliar riscos, oportunidades e resultados, sempre foi o verdadeiro papel do profissional da contabilidade. E isso tudo não se faz com um relacionamento que não seja próximo entre o cliente e o profissional.

Por que os jovens devem escolher a profissão contábil?
Pela grande chance de sucesso profissional, por ser uma das profissões mais promissoras do mercado, pela vasta oportunidade de atuação dentro das áreas relacionadas e também pela importância deste profissional no cenário social. Com dedicação, esforço e ética, o jovem colherá bons frutos enquanto profissional da contabilidade.

Quais as áreas mais promissoras atualmente da Contabilidade?
São muitas, em minha opinião. O profissional pode atuar como empresário contábil, consultor, contador geral, planejador tributário, analista financeiro, analista de custos, atuário, professor, pesquisador, escritor, parecerista, conferencista, contador público, agente fiscal de rendas, auditor, perito e outros. Entendo que a turbulência do cenário político nacional e os recentes escândalos envolvendo empresas de grande porte têm propiciado grandes oportunidades aos profissionais que se especializaram e que se dedicam à auditoria independente, perícia contábil, controles internos e investigações de fraudes.   

Como as instituições podem solicitar as palestras do CRCSP?
De acordo com a área de Desenvolvimento Profissional do CRCSP e a Comissão CRCSP Jovem,  as instituições interessadas devem preencher um formulário. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail desenvolvimento@crcsp.org.br. Aproveito para parabenizar o trabalho dos meus colegas conselheiros que fazem parte desta Comissão.

Palestras já realizadas em universidades

DATA

CIDADE

FACULDADE

PALESTRANTE

21/2/2017

São José dos Campos

Unip - Universidade Paulista

Delegada regional Vera Lúcia dos Santos Vieira

9/3/2017

Jaguariúna

Faculdade de Jaguariúna

Conselheiro Alexandre Ferezini

17/4/2017

Itararé

Faculdades Integradas de Itararé - Fafit

Delegado regional Fernando Nunes de Lima

25/4/2017

Araçatuba

Centro Universitário Toledo - Unitoledo

Vice-presidente José Donizete Valentina

25/4/2017

Hortolândia

Faculdade Adventista de Hortolândia

Conselheiro Eduardo José Rodrigues

26/4/2017

Jaú

Faculdades Integradas de Jau - FIJ

Conselheiro João Carlos Castilho Garcia

26/4/2017

Piracicaba

Universidade Metodista de Piracicaba

Conselheiro Márcio Lério da Silva

26/4/2017

Sorocaba

Faculdade Anhanguera de Sorocaba

Conselheiro José Luiz Ribeiro de Carvalho

2/5/2017

Carapicuíba

Faculdade da Aldeia de Carapicuíba - Falc

Silmar Marques Palumbo

3/5/2017

São Paulo

Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado - Fecap

Vice-presidente Marcia Ruiz Alcazar

4/5/2017

Guarujá

Faculdade Don Domênico

Conselheira Suely Gualano Bossa Serrati

Próximas palestras em universidades

DATA

CIDADE

FACULDADE

PALESTRANTE

10/5/2017

Americana

Centro Universitário Salesiano de São Paulo - Unisal

Conselheiro Alexandre Ferezini

10/5/2017

Votuporanga

Faculdade Futura

Conselheiro Manassés Efraim Afonso

11/5/2017

Itu

Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio - Ceunsp

Conselheiro Adriano Gilioli

11/5/2017

Hortolândia

Faculdade Adventista de Hortolândia

Vice-presidente José Donizete Valentina

12/5/2017

Mogi Mirim

Faculdade Santa Lúcia

Conselheiro Eduardo José Rodrigues

16/5/2017

Sumaré

Faculdade Anhanguera de Sumaré

Conselheiro Bethel Corcoruto Lombardi

18/5/2017

Jaguariúna

Faculdade de Jaguariúna

Conselheiro Eduardo José Rodrigues

6/6/2017

Barretos

Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos - Unifeb

Conselheiro José Augusto Picão

9/6/2017

São José do Rio Preto

União das Faculdades dos Grandes Lagos - Unilago

Conselheiro Adriano Gilioli

9/6/2017

São João da Boa Vista

Fundação de Ensino Octávio Bastos - Unifeob

Conselheiro Alexandre Ferezini

Palestras já realizadas em escolas do Ensino Médio

DATA

CIDADE

FACULDADE

PALESTRANTE

23/3/2017

Novo Horizonte

ETEC Profª. Marinês Teodoro de Freitas Almeida

Conselheira Flavia Augusto

7/4/2017

Cotia

ETEC Cotia

Delegado Sidnei Alves Martins

8/4/2017

Sorocaba

ETEC Fernando Prestes

Delegado regional Fernando Nunes de Lima

25/4/2017

Sumaré

Escola Municipal Dr. Leandro Franceschini

Delegado Hermison Alves de Moraes

25/4/2017

Marília

ETEC Antonio Devisate

Delegado regional Ruberlei Rocha Machado

4/5/2017

Carapicuíba

ETEC de Carapicuíba

Delegado regional José Augusto Corchog de Vasconcelos

Próximas palestras realizadas em escolas do Ensino Médio

DATA

CIDADE

FACULDADE

PALESTRANTE

8/5/2017

Sorocaba

ETEC Fernando Prestes

Delegado regional Fernando Nunes de Lima