Comissões Comissões

Balanço Socioambiental 2016

Expediente

Comissão de Assessoramento à Câmara de Desenvolvimento Profissional

Auxilia a Câmara de Desenvolvimento Profissional, realizando a verificação e a pré-análise dos processos de Educação Profissional Continuada.

Em 2016, a Comissão realizou 12 reuniões e analisou 351 relatórios de Educação Profissional Continuada de profissionais da contabilidade e 2.886 processos de credenciamento de entidades capacitadoras.


Comissão de Assessoramento ao Registro e à Fiscalização

Esclarece questões relacionadas a processos das áreas de Registro e de Fiscalização do CRCSP. Em 2016, a Comissão teve uma reunião, na qual analisou os temas propostos e sugeriu medidas aos vice-presidentes de Fiscalização, Ética e Disciplina e de Registro.


Comissão do Ciclo de Palestras

Organiza palestras e elabora resenhas técnicas sobre as mais recentes atualizações nas normas contábeis. Em 2016, a Comissão realizou 3 reuniões, nas quais os membros definiram os 42 temas apresentados nas atividades do Ciclo de Palestras durante o ano.


Comissão de Concessão de Diplomas e Medalhas

Auxilia o Conselho Diretor na escolha das personalidades homenageadas pelo CRCSP. A Comissão teve 2 reuniões em 2016, nas quais avaliou os nomes a serem prestigiados.


Comissão CRCSP Melhor Idade e Cultural

Organiza palestras técnicas e atividades culturais, visando à integração dos profissionais da contabilidade, especialmente aqueles que estão na Terceira Idade, à classe contábil. A Comissão se reuniu 5 vezes em 2016, para definir os temas das atividades culturais e para a Terceira Idade.


Comissão CRCSP Mulher

Promove ações de incentivo à participação feminina nas entidades de classe e atividades voltadas ao aprimoramento técnico-cultural das profissionais da contabilidade. Em 2016, a Comissão se reuniu 9 vezes.



Comissão de Desenvolvimento Científico

Promove ações para a conscientização dos profissionais e estudantes da área contábil sobre as responsabilidades dos profissionais da contabilidade frente aos desafios da profissão. Em 2016, foram realizadas 2 reuniões da Comissão.


Comissão de Editorial e Publicações

Sugere pautas e dá opiniões para as publicações do CRCSP, buscando informar os diversos públicos da área contábil sobre as novidades da profissão. Em 2016, a Comissão participou de 4 reuniões.


Comissão de Educação Profissional Continuada – CEPC

Analisa e credencia capacitadoras e cursos para a atualização e pontuação dos públicos obrigados a cumprir o Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC). A Comissão teve 21 reuniões em 2016.


Comissão de Gerenciamento das Delegacias

Acompanha procedimentos de nomeação, remanejamento e exoneração de delegados do CRCSP. A Comissão teve uma reunião em 2016.


Comissão de Mediação, Arbitragem e Perícia

Promove estudos nas áreas de Perícia, Mediação e Arbitragem, oferecendo suporte à realização de cursos, palestras e outras atividades. Em 2016, foram realizadas 5 reuniões da Comissão.


Comissão de Projetos Sociais

Coordena a realização de palestras e seminários para profissionais da contabilidade e gestores de entidades do Terceiro Setor, orientando-os sobre a importância da prestação de contas e incentivando a atuação dos profissionais da contabilidade em projetos de cunho social. Em 2016, a Comissão realizou 10 reuniões.




Comissão de Representação junto à Área Pública

Promove o estreitamento das relações entre as entidades da área contábil e os órgãos da administração pública, em defesa dos interesses da classe contábil junto ao Poder Público. Foram realizadas 3 reuniões da Comissão em 2016.


Comissão da TV CRCSP

Sugere os temas a serem abordados pelos programas da TV CRCSP (Espaço Técnico e CRCSP Debate) e acompanha as gravações. A Comissão esteve reunida duas vezes, em 2016.


Comissão Permanente de Transparência

Faz proposições para o Regimento Interno, analisa o relatório mensal emitido pelo sistema e-SIC, viabiliza meios para o cumprimento da Resolução CFC n.º 1.439/13, que regula o acesso às informações públicas, e promove a cultura da transparência no âmbito do sistema CFC/CRCs. Em 2016, foram realizadas 6 reuniões da Comissão.


Grupo de Trabalho para Apoio a Comissão Estadual do Jovem Contabilista e da Integração Estadual

Promove ações para incentivar o interesse dos estudantes da área contábil pela profissão e a participação dos jovens profissionais nas entidades da classe contábil. Em 2016, o Grupo de Trabalho se reuniu 7 vezes.


Grupo de Trabalho para Atualização e Modernização do Centro de Memória do CRCSP

Discute temas relacionados à atualização e modernização do acervo físico e digital do Centro de Memória do CRCSP e ações de incentivo à visitação. A Comissão teve uma reunião em 2016.


Grupo de Trabalho para Analisar e Comentar as Minutas das Normas de Auditoria em Audiência Pública

Emite sugestões e comentários relacionados às minutas das Normas de Auditoria, colocadas em Audiência Pública pelo CFC. A Comissão teve duas reuniões em 2016.